O Botafogo não poderia ter começado melhor sua campanha nesta edição do Campeonato Paulista. Na tarde deste sábado, a equipe de Ribeirão Preto se destacou fora de casa e venceu por 3 a 1 o Rio Claro, no estádio Augusto Schmidt Filho.
Cássio, André Neles e Xuxa marcaram os gols que asseguraram o resultado positivo para o time visitante. Já o Rio Claro, comandado pelo técnico Paulinho McLaren, descontou com Edu Sales e ainda teve Rodolfo expulso.
Com o resultado, o Botafogo conquistou seus três primeiros pontos neste Paulistão. A partida só pôde ser disputada em Rio Claro em função da liberação da Federação Paulista, já que o estádio havia sido interditado por orientação do Ministério Público.
O jogo: A partida começou com bastante marcação no meio-campo e sem jogadas de emoção. Assim, a equipe local precisou contar com um erro da defesa adversária para conseguir levar perigo ao ataque. Aos 29, a zaga visitante afastou errado. Assim, Vinícius dominou na área, passou por um adversário e saiu de frente para o goleiro, mas bateu rente à trave, desperdiçando excelente oportunidade para o Rio Claro.
Nos minutos finais da etapa, o Botafogo conseguiu responder e pressionar o time local. Com isso, na última jogada do primeiro tempo, depois de bola alçada por Xuxa, Cleiton recebeu livre no meio da área e cabeceou com perigo, exigindo ótima defesa de Carlos Carioca.
Depois do intervalo, mesmo sem alterações, o Rio Claro se lançou ao ataque para tentar sufocar o adversário, mas se esqueceu da defesa e foi castigado. Aos seis, Cássio recebeu a bola na meia-direita e soltou um chute forte. A bola quicou no gramado, enganou o goleiro e até furou as redes, abrindo o placar para o Botafogo.
Depois do revés, o técnico Paulinho McLaren colocou Adriano no lugar de Maicon Souza. Já o Botafogo teve o técnico Roberto Fonseca excluído pelo árbitro da partida.
Mesmo de longe, o treinador ordenou a entrada de André Neles, que substituiu William. O atacante, ex-Palmeiras, mudou as características da partida ao dar mais movimentação à linha de frente. Assim, aos 21, depois de bola rebatida na área, André Neles dominou e mandou para as redes, enquanto a defesa do Rio Claro pedia irregularidade no lance.
Mesmo com a entrada de Osny no lugar de Willian, o time da casa sentiu dificuldades em campo. O Botafogo, por sua vez, tratou de se fechar na defesa, com a entrada de Radamés no lugar de Malaquias.
Apesar dos problemas, o Rio Claro conseguiu diminuir a desvantagem. Aos 31, Alessandro Paraná cobrou escanteio e Edu Sales cabeceou para marcar o gol. No entanto, o time anfitrião se complicou com a expulsão de Rodolfo, depois de cometer falta violenta.
Melhor em campo, o Botafogo deu números finais ao placar, aos 39, quando Xuxa arriscou de longe e contou com a falha do goleiro para balançar as redes.