O Botafogo segue descendo no Campeonato Brasileiro e nesta quarta-feira ficou apenas no empate por 0 a 0 com a Portuguesa, no Maracanã. Com o resultado, os alvinegros chegaram a 54 pontos, mas saíram do G-4, sendo ultrapassados pelo Goiás. Já a Portuguesa conquistou ponto importante na luta contra o rebaixamento e chegou a 41.
No primeiro tempo, o Botafogo dominou a partida, mas desperdiçou algumas boas chances. A Portuguesa teve seu melhor momento no começo da etapa final, mas viu os alvinegros desperdiçar mais oportunidades. Assim, o duelo terminou sem gols no Maracanã.
Na próxima rodada, o Botafogo terá duelo direto pelo G-4 contra o Atlético-PR, no sábado, no Maracanã. No dia seguinte, a Portuguesa vai receber o Atlético-MG, no Canindé.
O jogo – A partida começou com as duas equipes marcando forte e impedindo os avanços dos adversários. Tanto que o primeiro lance de perigo aconteceu aos 26 minutos. Após bola levantada na área, a zaga da Portuguesa cortou mal e sobrou para Elias. O atacante pegou de bicicleta e acertou a rede pelo lado de fora. A resposta da equipe paulista veio no minuto seguinte. O goleiro Jefferson e o zagueiro Dória se enrolaram na zaga e quase permitiram que os visitantes abrissem o placar.
Os lances animaram as equipes, mas foi o Botafogo que passou a criar chances de abrir o marcador. Elias viu Lauro se esticar para salvar os paulistas. Depois, foi a vez de Seedorf não aproveitar bola rebatida dentro da pequena área. Antes do intervalo, Edílson, em cobrança de falta, assustou o goleiro da Portuguesa. Com isso, o confronto permaneceu igual no fim da etapa inicial.
No segundo tempo, a Portuguesa voltou melhor e chegava com mais perigo ao ataque. Na melhor chance, aos dez minutos, Gilberto deu belo passe para Bryan e o lateral esquerdo chutou a direita do gol de Jefferson.
Aos poucos, o Botafogo melhorou a marcação e equilibrou a partida. No entanto, os alvinegros não conseguiam passar pela defesa da Portuguesa e levar perigo. Assim, a torcida presente no Maracanã começou a ficar impaciente e reclamar da equipe. Somente aos 25 minutos, os donos da casa tiveram oportunidades. Em duas finalizações de Elias, o goleiro Lauro salvou os paulistas.
Na parte final, o Botafogo pressionou a Portuguesa, mas só conseguiu criar oportunidade de marcar, já nos acréscimos, com Bruno Mendes e Dória. Só que mais uma vez, os donos da casa pararam no goleiro Lauro. Assim, os alvinegros desperdiçaram a chance de permanecer no G-4 e acabar com o jejum de vitórias.