O Botafogo mais uma vez não mostrou um bom futebol e foi derrotado por 1 a 0 pelo Resende, nesta quinta-feira, no Nilton Santos. Com o resultado, os alvinegros permanecem na lanterna do grupo C da Taça Guanabara, com apenas um ponto, e sem chances de classificação para as semifinais. Já a equipe do Sul Fluminense conquistou seu primeiro triunfo no primeiro turno do Campeonato Carioca e ainda sonha com as finais.
O Botafogo mais uma vez conviveu com a falta de criatividade no setor ofensivo. Mesmo tendo mais posse de bola que o Resende, pouco produziu no ataque. Os visitantes chegaram ao gol da vitória na etapa final com Maxwell, que aproveitou um contra-ataque.
Na última rodada da fase de classificação, o Botafogo enfrenta o Boavista, em Bacaxá. Já o Resende vai receber o Bangu, no Sul Fluminense.
O jogo – O Botafogo começou a partida tendo mais posse de bola que o Resende. No entanto, assim como nas rodadas anteriores, os alvinegros tinham dificuldade na criação de boas jogadas. Os donos da casa só criaram a primeira chance de gol aos 14 minutos. Após boa troca de passes, Erik passou para Luiz Fernando finalizar para grande defesa de Ranule.
O Resende acordou após o susto e passou a buscar ataque. Os visitantes responderam aos 17 minutos, em chute de longe de Léo Silva que obrigou Gatito Fernández a fazer a defesa em dois tempos. O Botafogo não diminuiu o ritmo e quase marcou dois minutos depois. Alan Santos foi lançado na área, mas foi desarmado pelo goleiro Ranule ao tenta o drible.
Depois da parada técnica, o Resende voltou melhor e quase abriu o placar. Maxwell recebeu passe na área e chutou na rede pelo lado de fora. O Botafogo voltou a ter dificuldade na parte ofensiva. Mesmo tendo espaço para avançar, os donos da casa não incomodavam o goleiro Ranule.
O Resende teve a melhor chance de abrir o placar aos 35 minutos. Em contra-ataque rápido, Arthur Faria chutou da entrada da área e acertou o travessão. O lance irritou a torcida presente no Nilton Santos, que passou a ficar impaciente. Para piorar, o Botafogo teve a oportunidade de empatar aos 41, quando Joseph recuou mal a bola, que ficou com Luiz Fernando. No entanto, o meia chutou muito mal. Assim, confronto permaneceu igual até o intervalo.
Assim como na etapa inicial, o Botafogo começou o segundo tempo sem muita criatividade no ataque. A primeira boa chance aconteceu somente aos 16 minutos, em chute de fora da área de Gustavo Ferrareis. O goleiro Ranule quase foi enganado pelo efeito da bola.
Os donos da casa voltaram a assustar após a parada técnica. Marcinho fez boa jogada individual e chutou sobre o travessão. O lance animou o Botafogo, que quase abriu o placar aos 24 minutos. Kieza aproveitou cruzamento na área e cabeceou para grade defesa de Ranule, que salvou o Resende com os pés.
Só que quem marcou foi o Resende, aos 25 minutos. Em contra-ataque rápido, Maxwell chutou da entrada da área, sem chance para Gatito Fernández.
O revés foi o estopim para que a torcida passasse de vez a protestar contra a equipe. O principal alvo dos torcedores era o lateral direito Marcinho, muito vaiado.
O Botafogo sentiu o gol e claramente ficou nervoso. Tanto que só conseguiu assustar novamente aos 35 minutos, em chute de longe de Gilson. O goleiro Ranule quase falhou, mas conseguiu se recuperar para fazer a defesa. O lance não animou a torcida, que passou a gritar “olé” em troca de passes do Resende.
Nos minutos finais, o Resende administrou o resultado e manteve a posse de bola no ataque. O Botafogo não teve força para reagir e viu sua chance de classificação na Taça Guanabara acabar com a derrota no Nilton Santos.