O América-RJ surpreendeu o Botafogo, vencendo por 2 a 0 a primeira partida da rodada dupla desta quarta-feira, no Maracanã, e está na semifinal da Taça Guanabara. O time alvinegro, apesar da derrota, também conseguiu a vaga.
Com o resultado, o time de Édson Passos terminou o turno na liderança do Grupo B, com nove pontos, mesmo número do Botafogo, mas levou vantagem no saldo de gols (4 a 3).
O América, que volta a disputar as semifinais da Taça Guanabara após 23 anos, construiu o placar na primeira etapa, com gols de Chrys, aos 8min, e Guerra, aos 33min.
O Botafogo, que precisava apenas de um empate para terminar o turno na liderança do grupo, entrou no jogo sonolento, sem tomar iniciativa.
A vontade dos jogadores do América, que não fez uma brilhante partida, prevaleceu sobre a apatia do time alvinegro.
Aos 9min, o time rubro abriu o placar, com Chrys. O atacante, que já havia sido o carrasco do Vasco na última rodada, escorou cruzamento de Guerra, da direita. A jogada, porém, foi toda construída pelo experiente Robert, que deu muito trabalho aos volantes do Botafogo.
Em um lance confuso, o América-RJ chegou ao segundo gol. Bruno Lazaroni jogou para a área e Rafael Marques, ao tentar cortar, acabou se complicando. Guerra, atento, se aproveitou da falha e deslocou Max para ampliar o marcador, aos 32min.
Os comandados de Carlos Roberto mostraram mais disposição na volta do vestiário. O setor de criação do Alvinegro, no entanto, continuava apático, o que contribuiu para que o segundo tempo fosse morno.
O América também havia perdido o fôlego e já jogava com o resultado, que o classificava em primeiro no Grupo B. Para complicar, Robert, o motor do time na primeira etapa, cansou e caiu consideravelmente de produção.