O Botafogo derrotou o Santos por 1 a 0 em partida disputada na noite deste sábado, no Engenhão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vitória do Alvinegro carioca na competição e a primeira derrota sofrida pelo técnico Muricy Ramalho à frente da equipe de Vila Belmiro. Fábio Ferreira, no primeiro tempo, marcou o único gol da partida.
A vitória do time carioca foi justa porque, apesar de não ter feito uma brilhante partida, a equipe comandada por Caio Júnior mostrou mais objetividade. Já o Santos que jogou com uma equipe reserva – titulares foram poupados para o jogo da Libertadores – não mostrou força suficiente para derrubar a equipe de General Severiano.
O Botafogo agora ocupa a décima posição na tabela com três pontos ganhos enquanto o Peixe está na 13ª colocação com apenas um ponto. Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Ceará em Fortaleza enquanto o Santos terá pela frente o Avaí na Vila Belmiro.
O jogo – Diante de um pequeno público, Botafogo e Santos começaram a partida de forma cautelosa, mais preocupados com a marcação do que com o ataque embora o alvinegro carioca tenha demonstrado um pouco mais de agressividade do que o adversário.
Aos quatro minutos, Fábio Ferreira cabeceou com perigo depois de cobrança de escanteio. O time paulista só conseguiu chegar na área carioca aos 12 minutos quando Fábio Ferreira perdeu a bola na intermediária para Keirrison que chutou forte mas a bola subiu demais.
O lance animou a equipe comandada por Muricy Ramalho que começou a impor seu ritmo.Aos 15 minutos Alan Partrick cobrou falta e Jéfferson espalmou para escanteio. Na cobrança, Bruno Aguiar subiu mais do que os zagueiros cariocas e cabeceou com grande perigo.
O Botafogo encontrava dificuldades para sair da defesa ao ataque e o estreante Elkeson tinha dificuldades para conseguir seu espaço em campo por causa do desentrosamento com os novos companheiros. Mesmo assim foi de Elkeson um chute perigoso aos 26 minutos obrigando o goleiro Aranha a espalmar para escanteio.
Aos 35 minutos, o Botafogo marcou. Everton cobrou escanteio, Antonio Carlos desviou no primeiro pau e Fábio Ferreira completou para as redes santistas. E até o final da primeira etapa, o Botafogo soube controlar o ímpeto do Santos.
O Santos voltou modificado para o segundo tempo e criou sua primeira chance aos quatro minutos em cobrança de falta de Bruno Rodrigo que assustou o goleiro Jéfferson. A resposta do Botafogo também veio em lance de bola parada aos oito minutos. Maicosuel bateu escanteio, Aranha espalmou a bola para o meio da área e Fábio Ferreira cabeceou para fora, perdendo uma boa chance de ampliar.
Aos 11 minutos, o Santos despediçou nova chance quando Bruno Rodrigo chutou para fora depois de confusão na área botafoguense. O time paulista continua melhor em campo e aos 13 minutos, um chute de Rychely passou bem perto do travessão de Jéfferson. O Botafogo encontrava dificuldades para fugir da pressão santista e organizar jogadas de ataque. Só aos 17 minutos é que a equipe comandada por Caio Júnior amimou a torcida en chute de Marcelo Mattos de fora da área.
Aos 21 minutos, o treinador botafoguense colocou Caio no lugar de Alex e Cidinho no de Everton numa tentativa de aumentar o poder ofensivo da equipe. E Cidinho mostrou seu cartão de viositas aos 24 minutos ao chutar cruzado, mas a bola bateu nas redes pelo lado de fora.
Aos 26 minutos, Caio e Cidinho se chocaram ao tentarem dominar a mesma bola provocando risadas por parte da torcida. Aos 28 minutos, Cidinho recebeu passe perfeito de Cortês mas chutou para fora, desperdiçando grande chance.
O Santos tentava sair para o ataque mas a marcação da equipe carioca impedia que o time paulista saísse tocando a bola com facilidade. Nos minutos finais, a equipe de Muricy tentou buscar o empate mas esbarrou na defesa alvinegra e só conseguiu uma chance, aos 42 minutos, mas o chute de Maikon Leite passou perto da trave no último lance importante da partida.