O Botafogo conseguiu a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Vasco por 4 a 1 em partida disputada nesta quinta-feira, no Maracanã. O jogo marcou a estréia de Cuca na direção técnica da equipe de General Severiano. O atacante Dodô foi o destaque do clássico carioca, marcando três gols.
O resultado acabou fazendo justiça ao Botafogo que se mostrou mais organizado em campo enquanto o Vasco mostrou muito espírito de luta e pouca objetividade. Com a vitória, o Botafogo chegou aos oito pontos ganhos e saiu da zona do rebaixamento, enquanto o Vasco permanece com os mesmos oito pontos. Na próxima rodada, o Botafogo vai ao Arruda enfrentar o lanterna Santa Cruz enquanto o Vasco vai receber o São Paulo, em São Januário.
Em um Maracanã quase vazio, o primeiro tempo começou movimentado com os dois times procurando o ataque. O Botafogo foi mais feliz e marcou logo aos quatro minutos de partida. Dodô dominou na entrada da área pelo lado esquerdo, cortou para o meio e bateu forte para vencer o goleiro Roberto.
O time dirigido por Renato Gaúcho levou algum tempo para se recuperar do golpe mas a partir dos 15 minutos passou a ficar com mais posse de bola enquanto o Botafogo recuava e só saía para o ataque em contra-ataques mas se mostrava mais objetivo do que o time de São Januário que só conseguiu sua primeira jogada de perigo aos 33 minutos quando o meia Morais recuperou uma bola perdida e chutou forte para grande defesa de Lopes.
Aos 37 minutos, o Botafogo ampliou o marcador quando Reinaldo foi lançado na área e foi derrubado pelo goleiro Roberto em pênalti claro. Dodô bateu com força para marcar o segundo gol. Um minuto depois, Valdiram teve boa chance para concluir, mas Claiton salvou o Botafogo, mandando para escanteio.
O Vasco voltou modificado para o segundo tempo com o meia Abedi no lugar do volante Andrade numa tentativa de Renato de tornar a equipe mais ofensiva. Aos sete minutos, o time de São Januário teve a primeira chance para marcar quando Ramon cobrou falta e Asprilla, ao tentar desviar, quase marca contra. Um minuto depois foi a vez de Edilson perder uma ótima chance ao se demorar para concluir e acabar desarmado.
O Vasco continuava pressionando e aos 13 minutos, Faioli conseguiu passar pelo goleiro Lopes mas o volante Ataliba salvou em cima da linha. O Botafogo perdeu o atacante Reinaldo contundido e o estreante Cuca lançou Sérgio Manoel no meio-campo adiantando Zé Roberto para o lado de Dodô.
o Vasco manteve a pressão em busca do seu primeiro gol e aos 22 minutos, Edilson lançou Ernâne que cruzou para conclusão de Faiolli e ótima defesa do goleiro Lopes. O Botafogo n ão conseguia mais se organizar ofensivamente e o Vasco acabou marcando seu primeiro gol aos 26 minutos por intermédio de Abedi após falha de Thiago Xavier.
O técnico Cuca trocou Zé Roberto por Marcelinho que tinha sido marginalizado por Carlos Roberto. Na sua primeira jogada aos 31 minutos, ele invadiu a área pela direita e cruzou para Dodô marcar seu terceiro gol na partida e o quarto do Botafogo, selando a sorte da partida.
Nos minutos finais, o Vasco ainda tentou chegar pelo menos ao segundo gol mas faltou competência aos atacantes cruzmaltinos para aproveitar as poucas chances que apareceram.