Depois de três empates seguidos, o Botafogo voltou a vencer na Taça Guanabara que equivale ao primeiro turno do campeonato carioca. O Alvinegro de General Severiano goleou o Olaria por 5 a 0 em partida disputada na noite desta quarta-feira no Engenhão.
O resultado fez o Fogão chegar aos nove pontos ganhos, assumir a segunda posição no Grupo A e voltar à briga por uma vaga nas semifinais do primeiro turno. O Olaria é o lanterna da chave com apenas quatro pontos ganhos.
O jogo marcou a quebra do jejum do atacante Elkeson que não marcava há 24 partidas e conseguiu quebrar o jejum, anotando dois gols. O Bota repetiu a boa atuação do último domingo quando empatou com o Flamengo mas mostrou mais objetividade nas conclusões.
Na próxima rodada, o Botafogo enferentará o Bonsucesso enquanto o Olaria terá o Macaé pela frente.
O Jogo – O Botafogo começou a partida no ataque, encurralando o Olaria contra sua defesa, enquanto o Olaria mal conseguia trocar dois passes no meio-campo por causa da pressão da equipe alvinegra. Aos seis minutos, Márcio Azevedo recebe bom passe de Andrezinho e cruza para área.
A zaga rebateu e Elkeson chutou com perigo para o gol defendido por Wanderson. Aos 12 minutos a pressão do Botafogo se transformou em gol. Andrezinho cobrou falta e Loco Abreu se antecipou aos zagueiros para cabecear sem chances para o goleiro bariri. O time comandado por Oswaldo de Oliveira seguiu pressionando e aos 17 minutos foi a vez de Elkeson concluir para boa defesa de Wanderson.
O Botafogo seguiu pressionando e aos 22 minutos Andrezinho tabelou com Loco Abreu e concluiu para boa defesa de Wanderson. Aos 23 minutos, o Botafogo ampliou. Lucas fez belo lançamento para Elkeson que penetrou e chutou cruzado para marcar. Logo depois de ampliar a vantagem, Oswaldo de Oliveira foi obrigado a substituir Andrezinho, contundido, por Felipe Menezes.
O time de General Severiano dominava completamente a partida e criou duas chances seguidas aos 27 e 28 minutos com Lucas e Maicosuel. O Botafogo marcou o terceiro gol aos 39 minutos novamente com Elkeson, de cabeça. O atacante aproveitou um cruzamento de Lucas que fez bela jogada antes de colocar a bola na cabeça do companheiro.
Só aos 42 minutos é que o Olaria deu o ar da sua graça na área botafoguense. Ivan bateu cruzado, Elkeson cortou, Jéfferson se atrapalhou, Siston chutou e Renato aliviou o perigo.
O Botafogo voltou para o segundo tempo tentando administrar a vantagem. Logo no primeiro minuto, Felipe Menezes cruzou na segunda trave mas Loco Abreu não conseguiu a cabeçada. O Olaria tentou mostrar que estava vivo na partida e o veterano Pedrinho, apagado no primeiro tempo, passou a aparecer mais para buscar o jogo.
Aos oito minutos, o ex-jogador do vasco cobrou falta na entrada da área e Jéfferson defendeu com segurança. No minuto seguinte foi a de Vanilson cabecear para outra boa defesa do goleiro alvinegro. Logo depois foi a vez de Amarildo tentar concluir de bicicleta mas a bola subiu demais.
O Olaria passou a pressionar em busca do primeiro gol e aos 18 minutos novamente Pedrinho chutou para nova defesa de Jéfferson. Aos 19 minutos, o Botafogo liquidou com o que restava de entusiasmo do Olaria com outro gol de Loco Abreu que recebeu ótimo passe de Maicosuel, se livrou do goleiro e tocou para as redes.
Aos 23 minutos, Loco Abreu quase marca mais um em cruzamento de Márcio Azevedo. O time da Rua Bariri desistiu de buscar o gol e passou a se preocupar em tentar evitar mais gols. Aos 35 minutos, Maicosuel chutou cruzado, a defesa rebateu e Márcio Azevedo concluiu de primeira mas a bola saiu.
Aos 38 minutos já com Herrera em campo no lugar de Loco Abreu, o Botafogo chegou a mandar a bola mais uma vez para as redes com Felipe Menezes mas a arbitragem invalidou o lance, marcando impedimento.
O Olaria ainda chegou com perigo aos 40 minutos em chute perigoso de Pedrinho mas o Botafogo respondeu com Felipe Menezes que acertou a trave do adversário. Aos 43 minutos, o Botafogo marcou o quinto gol através de Maicosuel que recebeu ótimo passe de Elkeson, driblou o goleiro e tocou para o gol vazio, definindo o resultado da partida.