O Botafogo goleou o Madureira por 4 a 1 em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pela sexta rodada da Taça Guanabara que corresponde ao primeiro turno do Campeonato Carioca. Com a vitória, o time dirigido por Joel Santana chegou aos 15 pontos ganhos no Grupo B e só depende de um empate diante do Resende na última rodada para garantir sua presença nas semifinais. O Madureira segue com 12 pontos e tem poucas chances de passar à próxima fase.
O resultado premiou o desempenho da equipe alvinegra que teve que lutar muito e mostrou méritos para vencer a bem organizada equipe do Madureira. O Tricolor Suburbano só entregou os pontos depois que teve um jogador expulso e logo depois sofreu o terceiro gol que matou qualquer possibilidade de reação.
Na próxima rodada o Botafogo enfrentará o Resende, enquanto o Madureira terá o Vasco pela frente.
O jogo – O Botafogo começou a partida tentando impor seu ritmo ao Madureira e logo no primeiro minuto o goleiro Renan teve que sair de soco para afastar o perigo.A resposta do Tricolor Suburbano veio rápida. Aos quatro minutos, Bruno arriscou de fora da área e o goleiro Jéfferson fez uma defesa difícil. Com o passar do tempo, o Madureira foi se ajustando melhor em campo e passar a ficar mais tempo com a posse da bola enquanto o Botafogo repetia os erros dos outros jogos com Herrera e Loco Abreu isolados na frente. Além disso,os jogadores de meio campo erravam muitos passes, facilitando a tarefa do Madureira.
Aos 17 minutos, Loco Abreu teve sua primeira participação efetiva cabeceando para fora. O Botafogo, com Herrera aberto numa ponta e Marcelo Cordeiro no outro, buscava abrir espaços na defesa do adversário. Aos 27 minutos, Marcelo Cordeiro cobrou falta da esquerda, o goleiro Renan desviou e a bola bateu na trave.
O Madureira seguia tocando bem a bola sob o comando de Alex Oliveira mas a bola demorava a chegar em boas condições ao ataque porque o artilheiro Marcelo Ramos estava muito bem marcado pela zaga alvinegra.Aos 37 minutos, Valdir vai ao fundo e cruzou fechado, mas Antonio Csrlos chegou antes de Marcelo Ramos e aliviou o perigo.
Quando o técnico Joel Santana já mostrava sinais claros de irritação com o desempenho dos seus jogadores, o Botafogo marcou o primeiro gol, aos 39 minutos. Lúcio Flávio cobrou escanteio, Antonio Carlos escorou de cabeça para a pequena área e Fábio Ferreira, também de cabeça, se antecipou ao goleiro Renan e mandou para as redes.
Mais sossegado em campo depois de abrir vantagem, o Botafogo passou a dominar a partida e poderia ter chegado ao segundo gol mas Marcelo Cordeiro errou dois cruzamentos seguidos e Loco Abreu cabeceou para fora no único cruzamento certo que recebeu na etapa inicial.
Os times voltaram sem modificações para o segundo tempo e logo aos 40 segundos, Loco Abreu desperdiçou uma boa chance para ampliar o placar ao cabecear para fora um cruzamento de Marcelo Cordeiro. Aos cinco minutos, o goleiro Jéfferson saiu muito mal do gol e quase que o Madureira empatou mas a bola acabou saindo. Aos seis minutos, o Madureira trocou passes na entrada da área do Botafogo e Baiano chutou forte para boa defesa de Jéfferson. O time suburbano seguiu pressionando em busca do empate enquanto o Botafogo tentava surpreender o adversário nos contra-ataques. Aos 10 minutos, Valdir enfiou em profundidade, Antonio Carlos falhou ao tentar cortar e quase que Eberson aproveitava a chance.
O jogo ficou mais aberto com os dois times procurando e criando seguidos lances de emoção para a torcida. Aos 13 minutos, o zagueiro Leandro caminhou pela intermediária e mandou a bomba que Jéfferson rebateu com muita dificuldade.
A torcida alvinegra começou a vaiar seus alvos de sempre, Lúcio Flávio, Alessandro e Eduardo, e a pedir a entrada do atacante Caio que decidiu a partida contra o América. Aos 20 minutos, após receber de Loco Abreu, Herrera iludiu a marcação e chutou forte mas Renan evitou o gol com ótima defesa. O Botafogo seguiu criando oportunidades. Aos 22 minutos, Lúcio Flávio entrou livre pela esquerda mas chutou para fora provocando a irritação da torcida. Dois minutos foi a vez de Herrera desperdiçar outra oportunidade. O argentino se livrou de dois zagueiros e chutou forte mas a bola saiu.
Joel tirou Lúcio Flávio que saiu vaiado e colocou Caio mas foi o Madureira que voltou a assustar comum chute de Fábio que tinha acabado de entrar.
Aos 31 minutos, o Botafogo ampliou. Loco Abre foi lançado em profundidade, dividiu com o goleiro Renan e a bola sobrou para Caio que na sua primeira participaçao na partida colocou a bola para dentro do gol. O Madureira ainda continuou lutando e marcou seu primeiro gol aos 36 minutos com o lateral Valdir mas Fahel, de cabeça, aos 38 e Loco Abreu, aos 40 minutos, definiram o placar da partida.