Quase um ano depois de terem se enfrentado pela semifinal da Taça Rio de 2009, Botafogo e Vasco se reeencontram neste domingo, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, no primeiro clássico da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Os dois times estão empatados na liderança do Grupo B com seis pontos, mas o Alvinegro de General Severiano leva vantagem por ter marcado mais gols.
O jogo ainda reserva outras atrações como a provável estreia do atacante uruguaio Loco Abreu com a camisa do Botafogo e por ser a primeira vez que Dodô enfrenta seu ex-clube depois de ter cumprido a suspensão de dois anos por doping – ele acusou o clube de ter sido negligente no seu caso. Além disso, o vencedor do confronto vai ficar mais perto das semifinais do primeiro turno.
No Botafogo, o técnico Estevam Soares deve confirmar a estreia de Loco Abreu, que vem sendo preparado fisicamente há duas semanas. O treinador só não definiu se o uruguaio começa jogando ou será guardado para entrar durante a partida. Caso ele opte pela segunda chance, é provável que Caio, que substituiu Jorge Luiz na vitória sobre o Friburguense, comece ao lado do argentino Herrera.
O zagueiro Fábio Ferreira, já regularizado, deve ficar no banco. Estevam não gostou da atuação da equipe na última partidas mas procurou defender Lúcio Flávio e Alessandro muito vaiados pela torcida. Ele confirmou a presença dos dois na equipe que enfrenta o Vasco. Os jogadores reconheceram a atuação deficiente mas se queixaram muito do estado do gramado do Engenhão.
No Vasco, a polêmica em relação ao clássico começou no início da semana, quando a diretoria tentou tirar o jogo do Engenhão e transferi-lo para o Maracanã. Os vascaínos, que enfrentaram o América no estádio do Botafogo, se queixaram muito do estado do gramado e dizem que o piso ruim vai prejudicar o desempenho das equipes no clássico.
Em relaçao ao time, o técnico Vagner Mancini admite repetir a escalação que derrotou o América, com Philippe Coutinho na armação e Carlos Alberto formando a dupla de ataque com Dodô – apesar de Rodrigo Pimpão já ter cumprido a suspensão automática e Rafael Coelho já ter sido liberado pelo departamento médico. Souza, que vem entrando bem nas últimas partidas, pode começar jogando ao lado de Nilton no meio-campo. O volante Rafael Carioca deve ficar no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X VASCO
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de janeiro de 2010, domingo
Horário:19h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistentes: Wagner Santos e Jackson Massarra
BOTAFOGO: Jéfferson; Alessandro, Wellington, Antonio Carlos e Marcelo Cordeiro;Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lúcio Flávio; Herrera e Loco Abreu (Caio)
Técnico: Estevam Soares
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Fernando, Gian e Márcio Careca; Nilton, Jumar (Souza), Léo Gago e Philippe Coutinho; Carlos Alberto e Dodô
Técnico: Vagner Mancini