Em clássico que começou vibrante e terminou mergulhado em profunda monotonia, Botafogo e Vasco empataram sem gols no partida disputada neste domingo, no Maracanã. Com o resultado, o Botafogo chegou aos 34 pontos ganhos e subiu para a 12ª posição enquanto o Vasco, que obteve seu sexto empate seguido, somou 38 pontos e se manteve no sexto lugar da classificação do Campeonato Brasileiro.
O placar fez justiça ao desempenho dos dois times que chegaram a dar impressão de que fariam uma grande partida mas acabaram caindo bastante de produção no segundo tempo. O jogo debaixo das vaias das duas torcidas que enfrentaram a chuva forte e saíram do Maracanã decepcionadas com a má qualidade do espetáculo. O atacante Romário acompanhou a partida das cadeiras do estádio.
Na próxima rodada,depois das eleições, o Botafogo vai enfrentar o Santa Cruz, no Maracanã, enquanto o Vasco vai encarar o São Paulo no Morumbi.
A chuva forte afastou boa parte da torcida mas não esfriou a disposição das duas equipes que começaram a partida com muito empenho e forte marcação. O Botafogo teve um início um pouco mais agressivo e aos dez minutos criou a primeira chance com Reinaldo que recebeu na entrada da área e chutou por cima da trave de Cássio. Dois minutos depois foi a vez de Lima passar por Fábio Bráz e bater para boa defesa do goleiro vascaíno.
Depois de 15 minutos de pressão botafoguense, o Vasco passou a eqüilibrar as ações e o goleiro Lopes apareceu bem aos 18 minutos em cobrança de falta de Ramon que desviou no atacante Jean. A resposta do Botafogo veio no minuto seguinte quando Reinaldo recebeu na área e tentou encobrir Cássio mas não obteve êxito.
o Vasco mantinha o esquema dos outros jogos com muita gente no meio-campo e contra-atacando em velocidade. Aos 38 minutos, o meia Claiton acertou um belo chute de fora da área e o goleiro Cássio fez ótima defesa. Aos 40 foi a vez do Vasco desperdiçar uma boa oportunidade quando Morais fez boa jogada individual mas chutou em cima do goleiro Lopes no último lance importante de um primeiro tempo muito disputado e que agradou a torcida.
As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações e com a mesma disposição. A marcação muito forte no meio-campo impedia que os dois times organizassem boas jogadas de ataque. Aos nove minutos, o lateral Ruy cruzou rasteiro e Reinaldo concluiu para fora.
Preocupado em dar mais força ofensiva ao Vasco, Renato Gaúcho trocou o experiente Ramon pelo jovem Mádson mas o nível da partida caiu muito com poucos lances de emoção e provocando vaias da torcida. Aos 20 minutos, um lance polêmico:Reinaldo cabeceou e a bola bateu no braço do zagueiro Fábio Braz que estava dentro da área, mas a arbitragem interpretou o lance como normal.
Aos 24 minutos, o zagueiro Carlão que já tinha cartão amarelo, fez falta dura em Reinaldo e foi expulso, deixando o Vasco com dez jogadores. Animado com a vantagem numérica, o Botafogo partiu para cima e Zé Roberto fez ótima jogada aos 28 minutos, driblando dois zagueiros mas chutando para boa defesa de Cássio. O goleiro do Vasco voltou a aparecer bem aos 35 minutos saindo com precisão para evitar que Ruy alcançasse um passe de Zé Roberto.
Com dez jogadores, o Vasco desistiu de qualquer ambição ofensiva e passou apenas a jogar para garantir o empate, objetivo que acabou conseguindo graças à determinação dos seus jogadores e a falta de ambição do Botafogo que acabou também satisfeito com o resultado para a decepção da sua torcida