A estréia no Campeonato Brasileiro não está movimentando Botafogo e Sport, que se enfrentam neste domingo, às 16 horas, no Engenhão. Os dois times estão mais preocupados com os jogos de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil, que serão realizados no meio de semana, e devem fazer uma estréia ainda abaixo do ritmo.
Após perder por 1 a 0 em Porto Alegre, o time pernambucano tentará inverter a vantagem do Inter. Já os botafoguenses precisam de um simples triunfo, em casa, contra o Atlético-MG, após empate sem gols em Minas Gerais. Nenhum dos dois treinadores esconde que, neste momento, o pensamento está todo voltado para a conquista da Copa do Brasil – afinal, a principal meta na temporada é a vaga na próxima Copa Libertadores.
“Neste momento, é natural que os grandes times priorizem a Copa do Brasil, pois é o atalho para a Copa Libertadores e um título que dá tranqüilidade a todos até o fim da temporada. Por isso, alguns jogadores realmente acabam sendo preservados nos primeiros confrontos do Brasileiro. No ano passado, não conseguimos fazer isso e acabamos punidos com lesões desnecessárias”, analisou o técnico Cuca.
O comandante do Sport tem opinião semelhante à do técnico do alvinegro de General Severiano. “A prioridade neste momento é a Copa do Brasil. Em termos de conquista de título estamos a cinco jogos de sermos campeões neste torneio e o Brasileiro é longo e só vai começar neste domingo. Temos que jogar as nossas fichas no que existe de mais concreto. Isso porém não quer dizer que vamos escalar um time sem condições de enfrentar o Botafogo” afirmou Nelsinho que, assim como Cuca, só anunciará a formação que vai a campo no vestiário, minutos antes do confronto.
Cuca espera o apoio dos torcedores na partida deste domingo, lembrando que a torcida vai precisar se transformar no grande aliado do time na competição. “Esse será o primeiro Campeonato Brasileiro em que o Botafogo vai mandar todos os seus jogos no Engenhão. E sabemos que, para irmos bem nesta competição, teremos que ganhar sempre em casa e ver o que conseguimos fora. Neste domingo, o apoio é importante para estrearmos bem”, disse Cuca.
Nelsinho Baptista acredita que o empate na estréia no Campeonato Brasileiro pode ser considerado um bom resultado para o Rubro-Negro pernambucano. “Levando em consideração tudo o que está cercando esta partida, ou seja, o fato dela estar prensada entre os dois confrontos com o Internacional, o problema de jogarmos fora de casa, a qualidade do time do Botafogo… Enfim, isso tudo torna o empate um bom resultado. Porém, vamos a campo em busca dos três pontos”, garante.
Em relação aos times, que seguem sendo mistérios, o Sport deverá ter de titulares apenas parte do setor defensivo, além do volante Daniel Paulista e do meia Romerito que, suspensos, não poderão enfrentar o Internacional. Pelo lado do Botafogo, Cuca deverá dar chance a novas contratações, casos do zagueiro Bruno Costa, do volante Thiaguinho e do atacante Alexsandro.
Ficha Técnica
Botafogo X Sport
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de maio de 2008, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Cléber Abade (SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Vicente Neto (SP)
Botafogo: Renan; Túlio Souza, Édson, Bruno Costa e Eduardo; Thiaguinho, Leandro Guerreiro, Abedi e Adriano Felício; Alexsandro e Fábio
Técnico: Cuca
Sport: Magrão; Luisinho Neto, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Everton, Luciano Henrique e Romerito; Roger e Kássio
Técnico: Nelsinho Baptista