PUBLICIDADE

Botafogo e Flamengo decidem liderança de grupo hoje

PUBLICIDADE

No primeiro grande clássico do Campeonato Carioca deste ano, Botafogo e Flamengo duelam neste domingo, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, em jogo que pode valer a classificação para as semifinais da Taça Guanabara e a liderança do grupo A. Os rubro-negros fazem uma campanha melhor até o momento e venceram suas três partidas. Já o alvinegro de General Severiano, que não vence o rival desde março de 2004, vem um pouco atrás com sete pontos.
O vencedor do confronto assegura o lugar na próxima fase do primeiro turno do Estadual, pois o Fogão, se vencer, não poderia ser ultrapassado simultaneamente por Madureira e Flamengo, que duelam na última rodada. Já a vitória flamenguista dá ao time ainda a liderança assegurada na chave.

O Botafogo chega para este clássico credenciado por ser um time em evolução. O Alvinegro, que estreou com empate, vem de duas vitórias (Cabofriense por 1 a 0 e Americano por 3 a 0) e o técnico Cuca quer um triunfo num clássico para mostrar que está no caminho certo.

‘Sabemos que quando se ganha o clássico as coisas caminham melhor, pois as pessoas passam a confiar mais e o próprio grupo consegue embalar na competição. Num torneio de tiro curto, como é a Taça Guanabara, ganhar os jogos com esse caráter pesa muito’, disse Cuca. Os jogadores do Botafogo também concordam com o comandante e sabem o que representa a partida deste domingo.

‘No Campeonato Carioca a rivalidade é muito grande, pois são quatro clubes grandes e ninguém gosta de perder no clássico. Jogar um jogo desses é sempre diferente e especial. Por isso, o pensamento de todos está voltado para uma grande vitória’, resumiu o zagueiro Juninho.

Outro tempero para apimentar o clássico será o reencontro do Botafogo com o volante Claiton, que deixou General Severiano pela porta dos fundos no fim do ano passado. O jogador foi acusado pela diretoria botafoguense de ter assinado um pré-contrato com o Flamengo antes mesmo de discutir a renovação.

Apesar da guerra nos bastidores, o técnico tentou minimizar o fato. ‘Não existe uma disputa com o Claiton, que seguiu o caminho dele. Temos que pensar apenas em fazer uma grande partida e ganhar do Flamengo, pois o resultado praticamente nos deixará classificado’, disse Cuca, que optou por não divulgar a escalação, já que aguarda os testes de ‘vestiário’ com Dodô.

No lado do Flamengo, o jogo servirá também como último teste da equipe antes da estréia na Copa Libertadores, que será neste quarta-feira contra o Real Potosí na altitude da Bolívia. No clássico, time terá o retorno do atacante Obina, recuperado de um problema muscular e que jogará ao lado de Souza.

Desta maneira, Ney Franco decidiu recuar Renato Augusto para o meio-campo, barrando o experiente Juninho Paulista. O fato de Obina e Souza terem características semelhantes não incomoda o treinador. ‘Desde que eu soube que nossa estréia seria fora de casa contra o Real Potosí e fechamos o nosso elenco, já tinha colocado na cabeça que usaria o Souza e o Obina nesse jogo. Vamos ter mais tempo para entrosá-lo’, comentou.

Para a sua formação dê certo, o técnico rubro-negro espera poder contar com o apoio constante dos laterais Leonardo Moura e Juan. ‘Poderemos ter um dos dois atacantes saindo da área e, pelos laterais que temos, também vamos poder criar boas jogadas pelos lados do campo para os dois atacantes. Acho que esta formação pode ter sucesso sim’, afirmou o treinador.

O time também entrará em campo com desfalques na defesa. Isto porque os zagueiros Irineu e Moisés foram vetados pelo departamento médico. Os jogadores serão substituídos por Thiago e Ronaldo Angelim.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLAMENGO

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de fevereiro de 2007, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Djalma Beltrami Teixeira
Assistentes: Manoel do Couto Pires e Marco Aurélio Pessanha

BOTAFOGO: Max; Juninho, Asprilla e Leandro Guerreiro; Joílson, Túlio, Diguinho, Zé Roberto e Iran; Jorge Henrique e Dodô (André Lima)
Técnico: Cuca

FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Thiago e Juan; Paulinho, Claiton, Renato e Renato Augusto; Obina e Souza
Técnico: Ney Franco

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE