O clássico carioca entre Botafogo e Flamengo, programado para este domingo, às 16 horas (de Brasília), no Engenhão é uma das principais atrações da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Trata-se do encontro entre duas equipes que estão na parte de cima da tabela de classificação, mas que precisam muito vencer para convencer seus torcedores de que é possível sonhar com o título.
Depois de uma sequência positiva de vitórias o Botafogo, quarto colocado com 40 pontos, foi goleado por 5 a 0 pelo Coritiba e deixou sua torcida, que tinha feito grande festa na goleada de 4 a 0 sobre o Ceará, desconfiada. Já o Rubro-Negro não vence há oito jogos, perdeu seus últimos quatro compromissos, sendo o mais recente por 2 a 1 para o Atlético-PR, e estacionou nos 36 pontos, em queda livre na tabela de classificação. Os flamenguistas, inclusive, deixaram a zona de classificação para a Copa Libertadores.
Apesar da busca pela reação, o momento dos dois times não é igual. Enquanto o Botafogo passa por um ótimo ambiente, o Flamengo vive numa crise e há quem diga que o técnico Vanderlei Luxemburgo pode ser demitido em caso de novo tropeço. O treinador, porém, garante que o trabalho está sendo bem feito e foca no clássico deste domingo.
“Eu tenho que ser prático e falar a verdade sempre. Desde o início do ano avisei que nós tínhamos que levar o time para a Libertadores. Não inventei esse discurso agora porque não estamos ganhando. É uma questão de planejamento. Em um campeonato muito difícil, como é o Brasileiro, é muito complicado e apertado jogar 16 jogos em 60 dias. Mas estamos dentro do que eu planejei. Eu disse que queria terminar esses 16 jogos no bolo e ainda estamos lá na parte de cima da tabela. Por isso o meu foco agora é conquistar a vitória no clássico deste domingo, diante de um concorrente direto”, disse Vanderlei.
A crise do Flamengo também é minimizada pelos jogadores do Botafogo, que descartam qualquer tipo de favoritismo. “Não existe isso de favoritismo. Botafogo e Flamengo são dois times que contam com grandes jogadores e que estão dispostos a fazerem de tudo para conquistar o título ou a vaga na próxima Copa Libertadores. Acredito que a partida tem tudo para ser muito equilibrada, como já vem acontecendo quando essas duas equipes se encontram”, afirmou o volante Marcelo Mattos.
O respeito entre os times é recíproco. “O Botafogo faz uma grande campanha neste Campeonato Brasileiro e tem potencial para brigar pelo título. O Flamengo também quer coisas boas nesta reta final de temporada. Portanto, espero um confronto muito equilibrado e decidido nos detalhes, como é costume neste tipo de jogo. Mas estamos confiantes”, disse o meia Renato Abreu, do Flamengo.
Apesar do respeito entre os times, o Botafogo considera a vitória fundamental para a sequência do time no Campeonato Brasileiro. “Nós cometemos alguns erros contra o Coritiba que não podem ser repetidos por uma equipe que pretende lutar pelo título do Campeonato Brasileiro, ainda mais em confrontos diante de concorrentes diretos, como esse clássico diante do Flamengo. Sabemos que teremos uma sequência que se desenha muito complicada, mas que pode nos colocar ainda mais em condições de lutar pelo título. É nisso que devemos focar”, disse o volante Renato.
Em relação aos times que vão a campo, no Botafogo Caio Junior contará com o retorno do zagueiro Antônio Carlos, recuperado de um estiramento muscular na coxa esquerda, e do meia Maicosuel, que não enfrentou o Coritiba por causa de uma crise de sinusite. O primeiro ocupa o posto de Gustavo, enquanto que o segundo atuará no lugar de Elkeson, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. O meia Felipe Menezes, que vinha se destacando nos treinos, barrou Everton.
Pelo lado do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo conta com todos os titulares a sua disposição e deverá promover apenas uma mudança em relação ao time que enfrentou o Atlético-PR. O volante Aírton, recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo, reaparece na vaga de Muralha, que fica no banco de reservas.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes empataram sem gols. Ainda sobre o histórico dos times, que dominaram o Campeonato Carioca nos últimos anos, o Alvinegro jamais venceu o rival no Engenhão. Em seis confrontos realizados no palco deste domingo, os flamenguistas ganharam em duas ocasiões. O restante dos duelos terminou empatado. Outro tabu que o Botafogo terá que quebrar é o de não ganhar o rival em Brasileiros há dez anos. A última vitória foi por 3 a 1, em 2000.