PUBLICIDADE

Botafogo e Corinthians fazem segundo “round” neste domingo

PUBLICIDADE

No dia 28 de agosto de 2006, em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Corinthians se enfrentaram com o objetivo de fugir do rebaixamento. Pelas más posições na tabela, a vontade dos jogadores tornou a partida disputada e até violenta em determinados momentos. Neste domingo, às 16h, no Maracanã, haverá um novo duelo, desta vez por um objetivo mais nobre: a vaga na Copa Sul-Americana.

A briga pelo espaço no torneio internacional não é capaz de deixar os atletas tão tensos como no último confronto, até porque as equipes estão praticamente asseguradas. O Botafogo, com 50 pontos, ocupa a nona colocação, enquanto o Corinthians, com 49, aparece na 11ª (o primeiro clube fora da zona de classificação para a Sul-Americana é o Juventude, com 46).

Mesmo que a situação na tabela permita maior tranqüilidade, o meia alvinegro Zé Roberto demonstra que não esqueceu a violência em campo no primeiro turno e teme por sua integridade física.

“Dos times dirigidos pelo Leão, a gente pode esperar tudo”, polemizou o apoiador. Na ocasião, o time paulista cometeu 39 faltas, enquanto a equipe carioca fez 31. O árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra distribuiu dez cartões amarelos e o lance mais polêmico foi quando Carlos Alberto atingiu Ruy com uma cotovelada, sem, no entanto, ter sido expulso.

Quem teve que deixar o gramado foi o técnico Cuca, por invadir as quatro linhas para se queixar da arbitragem. A atitude rendeu ao treinador um longo período de suspensão. Agora, ele assumiu uma postura diplomática para o próximo desafio, tentando inclusive minimizar as fortes palavras proferidas por Zé Roberto.

“Existem times que são muito aguerridos e o do Leão é assim. Mas isso não quer dizer que seus jogadores sejam desleais”, ressaltou o técnico. O treinador do Corinthians, aliás, disse que seu time continuará lutando no campo até a última partida do Campeonato Brasileiro, para valorizar as tradições do clube.

“Podemos chegar um pouco acima na tabela e devemos correr riscos necessários para conseguirmos tal objetivo. Não tem ritmo de férias. Estamos trabalhando sério”, ressaltou Leão.

A possibilidade de que o jogo seja novamente violento ganha força a partir da análise dos números do campeonato. Segundo estatísticas do Datafolha, o Botafogo é o 5° time que mais faz faltas, com média de 24,7, enquanto o Corinthians é o sétimo, com 24,3. Por outro lado, a equipe paulista passa a carioca no número de cartões vermelhos (17 a 13), ocupando o 1° e o 3° lugar na lista, respectivamente.

Pensando em desfazer essa má impressão, Cuca cogita colocar o time para frente neste domingo. É possível que Zé Roberto tenha a companhia Lúcio Flávio na tarefa de fazer a ligação com o ataque.

Se esse último for realmente escalado, será sua primeira partida como titular desde que se recuperou da cirurgia no joelho, ocorrida em maio. A dupla de apoiadores, no entanto, pode ser desfeita caso Zé Roberto jogue adiantado, no ataque. Ele tem chances de ocupar a vaga do artilheiro Reinaldo, que está vetado pelo departamento médico.

A equipe deverá ser armada no 3-5-2 e a grande novidade é a entrada do goleiro Julio César. O técnico Cuca resolveu dar experiência ao jovem de 20 anos, que atualmente é a terceira opção no setor.

Time paulista já esta focado no próximo ano
No Corinthians, o técnico Emerson Leão vem tentando manter o foco nas duas últimas rodadas, que podem garantir a passagem do Corinthians para a Copa Sul-Americana de 2007. Porém, as atenções sobre a reformulação do elenco e a dificuldade de investimentos para grandes contratações acabam roubando a atenção do elenco para a partida contra o Botafogo.

Apesar de estudar a possibilidade de dar mais chances aos jogadores das categorias de base e cogitar a escalações dos jovens meias Fabrício e William, Leão deve manter a formação que vem jogando, principalmente nas partidas fora de casa, quando lança um esquema com três zagueiros e apenas Amoroso isolado no sistema de ataque.

Mesmo sem confirmar, o técnico deve escalar Marinho e Marcus Vinícius, que foram julgados pelo STJD na sexta, mas seguem com condições de jogo. Ao lado da dupla, continua Betão. Em relação à equipe que enfrentou o Fluminense na última rodada, o Corinthians pode contar ainda com o retorno do meia Roger, que volta de suspensão.

Botafogo
Julio Cesar; Scheidt (Lucio Flavio), Juninho e Asprilla; Joilson, Diguinho, Claiton, Zé Roberto e Junior Cesar; Lima (Ruy) e Wando (William)
Técnico: Cuca

Corinthians
Marcelo; Betão, Marcus Vinícius ou Marquinhos e Marinho; Rosinei, Marcelo Mattos, Magrão, Renato, Roger e César; Amoroso
Técnico: Leão

Data: 26/11/2006 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (SP)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Moisés Aparecido de Souza (PR)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE