Num confronto entre equipes com campanhas bem semelhantes, o Botafogo recebe o Atlético-PR neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após ter visto sua sequência de sete jogos sem perder ser quebrada com a derrota de 3 a 1 para o São Paulo, o Glorioso, que tem 19 pontos, planeja se distanciar de vez da zona de rebaixamento. Essa também é a meta do Furacão, que tem um ponto a menos, mas que está embalado por duas vitórias consecutivas, sendo a última um imponente 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em Minas Gerais.
Ney Franco, técnico do Botafogo, pediu aos seus jogadores que a equipe mantenha a concentração ao longo dos noventa minutos, pois entende que o Atlético-PR vai tentar jogar nos erros dos cariocas. Para ele a equipe precisa ter uma postura parecida com a dos últimos compromissos, porém sem alguns apagões que evitaram algumas vitórias.
"Mesmo contra o São Paulo, quando pouca coisa deu certo, a equipe mostrou uma postura positiva e firme em campo, sendo inclusive superior quando estava vencendo. Mas acabamos errando muito e permitimos a reação deles. Contra o Atlético Paranaense não podemos errar, pois com certeza é isso que o nosso adversário está esperando", disse Ney Franco.
Para os jogadores do Botafogo o fato de o Atlético estar vindo de duas vitórias consecutivas pode ser apontada como um complicador. Apesar disso eles concordam com Ney Franco quando o assunto é a postura que deve ser adotada no Engenhão. "O Atlético Paranaense saiu daquele momento em que nada dá certo para a fase em que as coisas boas começam a acontecer. Também passamos por isso depois de um mau começo no Campeonato Brasileiro e por isso sabemos que as dificuldades serão enormes neste sábado. Mas vamos jogar na nossa casa e não podemos deixar que o nosso rival ultrapasse a nossa equipe na tabela de classificação", disse o atacante Víctor Simões.
Para este compromisso o Botafogo não poderá contar com um dos seus principais jogadores. O zagueiro e capitão Juninho vai ter que cumprir suspensão por causa do terceiro cartão amarelo recebido contra o São Paulo. Emerson deverá ser seu substituto.Contudo, outra opção é o deslocamento de Leandro Guerreiro para a zaga e a entrada de Fahel no meio-campo.
O meia Jônatas enfim deverá ganhar uma chance de começar entre os titulares, substituindo Renato, dúvida em virtude de uma lesão na coxa esquerda. O atacante André Lima volta de suspensão e fica com a vaga de Michael, que está com lesão na coxa direita. Com isso o meia Batista volta a jogar na ala esquerda.
Pelo lado do Atlético-PR, o técnico Antônio Lopes acredita que sua equipe adquiriu a confiança necessária para obter um grande resultado diante do Botafogo. "As vitórias sobre o Fluminense e o Cruzeiro serviram para devolver a confiança ao grupo do Atlético Paranaense, pois o elenco tem qualidade, mas estava precisando acreditar mais na possibilidade de conquistar vitórias importantes. Com certeza estamos prontos para fazermos uma grande partida contra o Botafogo e deixarmos o Rio de Janeiro com os três pontos" disse o treinador Antônio Lopes.
O Furacão não poderá contar com o zagueiro Bruno Costa, expulso contra o Cruzeiro. Com isso Manoel fica com a vaga. No meio-de-campo Raul volta de suspensão e recupera a posição de Rafael Miranda.