O time de basquete masculino de Sinop pode ser proibido de participar dos Jogos Abertos Brasileiros, que começam neste sábado, dia 27, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. O motivo é um protesto feito pelas associações de basquete dos municípios de Rondonópolis, Mirasol do Oeste e Alta Floresta, que pede o cancelamento do título conquistado pelo time de Sinop nos Jogos Abertos de Mato Grosso, disputado em Nova Mutum, em novembro passado, que classificou o time para os Abertos Brasileiros.
A acusação é que o time sinopense contratou dois atletas vindos de São Paulo e Santa Catarina, prática que seria proibida pelo regulamento da competição, onde constaria que apenas atletas do Estado poderiam participar do certame.
O coordenador da secretaria de Esportes de Sinop, Júlio César, disse que as acusações são infundadas e que o regulamento permiti que jogadores de outros Estados joguem, desde que seus títulos eleitorais sejam registrados pela cidade que vão defender.
No entanto, depois de feita a denúncia, a juíza da 22ª Zona Eleitoral do Estado de Mato Grosso, Gabriela Carina Knaul, cancelou os títulos eleitorais dos atletas e foi determinado o envio de cópia dos autos à Polícia Federal, a fim de que esta proceda a investigação do possível crime cometido.
Julio César diz que a secretaria entrará na Justiça buscando uma liminar favorável caso o time seja proibido, mas que por enquanto não houve nenhum comunicado oficial sobre o assunto.