No segundo dia das provas individuais, Mato Grosso faturou sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas Universitárias – JUBs 2008. Nos 200m peito, Felipe Lima, de Cuiabá, sagrou-se tricampeão da prova, vencendo Felipe França, da Unip de São Paulo. A vitória teve um gostinho de vingança, já que o atleta paulista tirou o mato-grossense das Olimpíadas de Pequim. “Pelo menos, o título universitário continua sendo meu”, disse o mato-grossense.
Lima, que venceu a prova com o tempo de 2min26s18, contra 2min30s40 de França, não encontrou dificuldades para vencer a prova. Com a conquista em Maceió, ele acumula seu terceiro título na prova, já que ele também venceu em Recife, em 2005, e em Brasília, em 2006. Itamar Schmitz, de Santa Catarina, foi o terceiro. O mato-grossense ainda irá competir nos 100m e 50m peito, além dos 50m livre.
A outra medalha de Mato Grosso veio no basquete feminino. Com a classificação para a divisão especial garantida, as meninas de Sinop entraram em quadra contra as paranaenses da UEM. Num jogo bem disputado, o placar permaneceu equilibrado até meados do último quarto. A partir daí, o time do Paraná mostrou ter melhor preparo físico e venceu por 54 a 40, garantindo a prata para as garotas de Sinop, que fizeram sua estréia no JUBs.
No vôlei feminino, a equipe de Cuiabá deixou escapar a chance de conquistar o bronze, perdendo por 3 sets a 1 para a UFRN, do Rio Grande do Norte, com parciais de 25/15, 19/25, 25/18 e 30/28. Essa é a segunda vez que as cuiabanas perdem para as potiguares, e coincidentemente na mesma disputa de terceiro e quarto lugares.
Este sábado é o último dia de provas nas Olimpíadas Universitárias, em Maceió. Para Juliano Godoy, chefe da delegação de Mato Grosso, o resultado foi satisfatório, principalmente pela classificação do basquete feminino para a divisão especial do JUBs 2009, além do ouro na natação. O número de atletas do estado na competição foi recorde, com 98 competidores. No total, o estado enviou 116 pessoas para os jogos, a maior delegação de todos os tempos.