No embalo da goleada sobre o Vitória, o Barueri derrotou o Grêmio por 1 a 0, na noite deste domingo, na Arena Barueri. Se os comandados de Estevam Soares já fazem sombra ao grupo dos quatro primeiros colocados, os gremistas continuam sem vencer fora do Estádio Olímpico no Campeonato Brasileiro.
O êxito deixa o Barueri em quinto, com 30 pontos. Já o Grêmio ocupa a nona posição, com cinco a menos. Os dois times voltam a campo daqui a sete dias. No domingo, a equipe tricolor recebe o Flamengo no Olímpico, enquanto a formação paulista visita o Atlético-PR na Arena da Baixada.
Ainda em busca de sua primeira vitória no campeonato, o Grêmio repetiu o primeiro tempo do empate com o Palmeiras, no meio de semana. Com apenas um jogador no ataque, mas bem postado defensivamente, o time gaúcho pouco atacava, limitando-se a conter as boas jogadas do Barueri.
Desde os primeiros minutos da etapa inicial, o atacante Fernandinho foi o principal jogador do Barueri na partida. Com boa velocidade pelo lado esquerdo, ele deu muito trabalho à zaga do Grêmio, desfalcada neste domingo por Réver, que sofreu uma forte pancada na cabeça no duelo contra o Palmeiras. Rafael Marques, titular no antigo esquema 3-5-2, ganhou nova chance na equipe titular.
Diante do risco Fernandinho, Paulo Autuori então orientou Thiego a adiantar a marcação, com respaldo de Túlio pelo meio. Contudo, o time demonstrava pouca ambição, muito mais preocupado em não sofrer do gol do que buscar o triunfo. No intervalo, o técnico sacou o argentino Maxi López, vítima de um desconforto na coxa, para a entrada de Jonas, e pediu maior aproximação do meio-campo ao ataque.
Souza e Tcheco entenderam o pedido do treinador e partiram para frente. Destacando-se individualmente, ambos fizeram boas jogadas logo nos primeiros minutos da etapa final e levaram perigo à meta defendida por René. No intervalo, o goleiro advertia: um erro seria fatal no equilibrado duelo.
Aos dez minutos, o Grêmio pagou o risco de se lançar à frente e deixar espaço no meio-campo. Uma rápida triangulação entre Thiago Humberto e Fernandinho deixou o atacante na cara do gol para chutar cruzado. Sem poder fazer nada, Victor viu a bola tocar sua trave esquerda antes de balançar a rede.
Quatro minutos mais tarde, os donos da casa tiveram um gol anulado pela arbitragem. Fernandinho retribuiu a assistência de Thiago Humberto, que marcou de perna esquerda enquanto o assistente assinalava o impedimento da jogada. Até o apito final, o meia-atacante ainda acertou a trave em cobrança de falta, e o Grêmio não fez por merecer o gol de empate em Barueri.