O São Paulo decidiu mudar de técnico interino. Na noite desta segunda-feira, o Tricolor anunciou que Sérgio Baresi assume o comando da equipe profissional, por tempo indeterminado. O comandante vinha trabalhando nas categorias de base do clube.
Com dificuldades de encontrar um nome de consenso e viável para substituir Ricardo Gomes, o presidente Juvenal Juvêncio decidiu dar uma chance ao treinador que levou o clube ao título da Copa São Paulo de Juniores deste ano. Portanto, o Tricolor segue procurando um treinador de ponta para contratar, mas sem tanta pressa.
"Ele assume interinamente, mas com todos os poderes de um técnico. Enquanto isso, temos a tranquilidade e a serenidade para definirmos no momento oportuno o treinador efetivo. Neste momento, todos os mais qualificados estão empregados. Para não corrermos o risco de nos arrepender depois, demos essa oportunidade ao Baresi, que faz ótimo trabalho na base", afirmou o diretor de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes, em contato por telefone.
O novo técnico interino tem ainda uma das características almejadas pelos dirigentes: aproveitar garotos formados nas divisões inferiores. "Ele tem nosso perfil e é ligado à nossa vontade de continuar aproveitando os valores da base", acrescentou o dirigente.
Aos 37 anos, Baresi assume o maior desafio de sua carreira e, por isso, já se reuniu com o auxiliar Milton Cruz nesta segunda para definir o planejamento da semana. O treinador será apresentado oficialmente na manhã de terça, no CT da Barra Funda, quando inicia os trabalhos para o jogo contra o Cruzeiro, domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
Baresi foi zagueiro do próprio São Paulo na década de 1990, mas, formado nas categorias de base, teve uma passagem curta pelos profissionais. Já fora dos gramados, o técnico começou como auxiliar do Santo André, em 2003.
O profissional chegou ao São Paulo em 2008, quando dirigiu a equipe Sub-20. No início de 2009, por conta da parceria do Tricolor com o Toledo, o treinador comandou o clube paranaense, antes de voltar à base da equipe do Morumbi.
Desde sexta-feira, o presidente Juvenal Juvêncio vinha buscando um treinador para substituir Ricardo Gomes, que teve o contrato encerrado após a eliminação na Copa Libertadores da América. No empate por 1 a 1 diante do Atlético-PR, o time foi comandado por Milton Cruz, que volta agora à condição de auxiliar.