Em um jogo muito fraco tecnicamente, Bahia e Vasco não conseguiram tirar o zero do placar da Fonte Nova, em Salvador, na tarde deste domingo, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O empate foi ruim para ambos, que lutam por objetivos diferentes neste returno da competição nacional.
Mesmo mantendo a sua série invicta, agora de cinco jogos, o Tricolor perdeu a chance de afundar um concorrente direto na zona de rebaixamento e se consolidar na primeira metade da tabela de classificação. Com 32 pontos, o time baiano voltará a campo nesta quarta, para visitar o Corinthians.
Os vascaínos também não souberam aproveitar as derrotas de Criciúma e São Paulo, seus rivais na luta para escapar da degola, e se mantiveram na 18ª colocação, com 25 tentos. Na quinta, a equipe carioca receberá o irregular Internacional, no Moacyrzão.
O jogo: a sequência de seis jogos sem vitórias, a zona de rebaixamento, a Fonte Nova e os quase 30º C de Salvador não incomodaram o Vasco, que começou o primeiro tempo do jogo muito ligado nos erros do adversário – com postura totalmente contrária – pelo menos nos 30 minutos iniciais.
Prova disto foram os dois lances que o goleiro Marcelo Lomba protagonizou. Aos quatro, o arqueiro se atrapalhou ao proteger a bola de Edmilson, que foi mais rápido e, mesmo sem ângulo, arriscou da linha de fundo. A bola passou tirando tinta da trave tricolor, assustando os torcedores na capital baiana.
Cinco minutos depois, o jovem volante Feijão saiu jogando totalmente errado e foi desarmado por Dakson, um dos destaques vascaínos da etapa inicial. O jogador viu Lomba adiantado e arriscou da intermediária, mas o goleiro conseguiu voltar a tempo e mandar a bola para o escanteio.
Aos poucos, os tricolores começaram a equilibrar as ações, investindo principalmente na bola parada de Marquinhos Gabriel. No entanto, as boas colocações de Diogo Silva e da zaga montada pelo técnico Dorival Júnior impediram um maior perigo para os visitantes.
No intervalo, o Cristóvão Borges resolveu tentar incendiar o seu ataque, promovendo a entrada de Wallyson no lugar de Mádson. Com Fabrício Lusa deslocado para a lateral, o time tricolor ganhou mais velocidade, mas continuou sem a criatividade e dependente das bolas aéreas.
Enquanto isto, o Vasco continuou perigoso, nos contra-ataques, e teve boas chances antes do apito final. Uma em cobrança de falta de Fágner, que obrigou Marcelo Lomba a espalmar para escanteio. E outra em chute de André, que viu o oponente Raul salvar o seu tento.
Já faltando um minuto para o fim do tempo regular, Willie, que entrou para incendiar a linha de frente alvinegra, cruzou para Edmílson, que, de primeira, emendou para o gol. Lomba se esticou todo e espalmou, salvando o Bahia mais uma vez do revés.