Com as estreias de Carlos Alberto e Júnior, o Bahia conquistou sua primeira vitória neste Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado, no Rio de Janeiro. Diante do Fluminense, no Engenhão, Jóbson marcou no finalzinho e derrubou o atual campeão brasileiro. Foi também o primeiro triunfo dos baianos na Série A desde 2003, ano em que caiu para a Segundona.
Jogando em cima do adversário, o Bahia foi melhor o jogo inteiro e esteve sempre mais perto de marcar. Com o 1 a 0, o Tricolor baiano chega aos cinco pontos em cinco jogos, enquanto o Flu estaciona nos seis. Esta foi a segunda derrota em dois jogos sob o comando do técnico Abel
Fluminense e Bahia jogam fora de casa na sexta rodada. No sábado, os baianos visitam o Atlético Paranaense na Arena da Baixada. No dia seguinte, o Fluminense vai à Ressacada encarar o Avaí.
O Jogo – O duelo no Engenhão começou com o Bahia jogando melhor. Mesmo atuando na casa do adversário, a equipe de René Simões chegou mais vezes com chances de marcar na primeira etapa, em um jogo de baixo nível técnico.
O Bahia perdeu o atacante Souza logo nos primeiros minutos, lesionado, e Júnior, ex-Vitória, teve a oportunidade de estrear. E foi dele a primeira bola de perigo, aos seis minutos.
Carlos Alberto dominou no círculo central e lançou Júnior em velocidade. O atacante deu um toque na bola, entrou na área e soltou a bomba. Mas a bola foi em cima de Diego Cavalieri.
Aos 16, novamente Júnior apareceu na frente. O lateral Ávine levantou na área e o atacante cabeceou para fora.
O Flu foi equilibrando o jogo e chegou pela primeira vez aos 19. Gum acha Mariano, que toca de primeira para Fred, mas Marcelo Lomba sai do gol e faz o corte.
O goleiro foi novamente exigido aos 28, quando Conca cobrou falta pela direita da intermediária. O argentino lenvantou no segundo pau, Fred cabeceou para o chão e Lomba fez grande defesa no puro reflexo. O lance, porém, foi anulado pois o árbitro assinalou falta de Fred sobre o zagueiro.
Antes do intervalo, o Bahia teve uma grande chance de abrir o placar. Aos 46, Conca cobrou escanteio para o Flu, a zaga cortou e acionou o contra-ataque rápido. Carlos Alberto tocou para Jóbson na esquerda, e o atacante entra na área, dribla para fora, tenta o chute meio sem ângulo e acerta o goleiro do Flu.
No segundo tempo, o Bahia continua melhor em campo, pressiona o Tricolor carioca, e quase marcou aos dois minutos. Tabela do ataque baiano na frente da meia lua e Jóbson fica de frente para o gol, mas chuta rente à trave esquerda de Diego Cavalieri.
O jogo foi mais movimentado na etapa complementar, e o Bahia abusou de perder gols e fez de Diego Cavalieri um dos destaques do jogo.
Aos 11, Carlos Alberto tocou para Jóbson na frente da área. O atacante cortou para o meio e soltou a bomba, que passou à esquerda do gol.
Dois minutos depois, falta na entrada da área. Jancarlos cobrou no canto e Diego Cavalieri fez grande defesa para salvar o Flu.
O Fluminense finalmente respirou e teve uma sequência de bons lançes. Aos 20, Marquinho tentou de fora da área e Marcelo Lomba se esticou para defender, mas deu rebote. Rafael moura entra de carrinho e acaba atingindo o goleiro do Bahia.
Aos 24, Souza livre arriscou da intermediária, a bola acertou o travessão e voltou na marca do pênalti. onca tentou de primeira no reflexo mas mandou por cimma do gol.
O Bahia respondeu à altura aos 31. Ávine avançou pela esquerda e tocou na frente para Jóbson. Sempre perigoso, o atacante entrou na área, chutou cruzado e acertou a trave direita de Cavalieri.
A pressão era grande, e no minuto seguinte a bola foi rolada para Jancarlos pelo meio, e o lateral acertou um balaço, mas Cavalieri salvou novamente e mandou para escanteio.
Aos 36, Lulinha liga o contra-ataque rápido e lança Jóbson, que, dois contra dois, tabela com Júnior, mas este acaba finalizando fraco pela linha de fundo.
Mas de tanto pressionar, o Bahia conseguiu sair do Engenhão com a vitória, no último minuto dos acréscimos. Aos 48, novo contra-ataque após escanteio do Flu, e a bola chegou aos pés de Jóbson, que desta vez chutou pelo alto e não deu chances de defesa.