O Avaí deu o primeiro passo para repetir a arrancada de 11 jogos invictos que alcançou neste Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time catarinense conseguiu virar a partida e fez 2 a 1 no Goiás, fato que traz esperanças aos comandados de Silas.
Isso porque, foi justamente uma vitória sobre o Goiás no primeiro turno que deu início à impressionante arrancada do Avaí na competição, que chegou a integrar o G-4 da competição na 21ª rodada.
Com a vitória deste sábado, o Avaí volta a triunfar depois de quase um mês (havia derrotado o Barueri por 4 a 0 em 20 de setembro), chega aos 43 pontos e ainda sonha com uma vaga para a Copa Libertadores.
Já o Goiás continua sua derrocada no Campeonato Brasileiro. Sem vencer desde 27 de setembro, quando passou pelo Grêmio por 2 a 1, o time esmeraldino estaciona nos 46 pontos e pode perder a quinta colocação caso o Flamengo vença o Palmeiras neste domingo.
Os dois times voltam a campo no domingo, 25 de outubro. Enquanto o Goiás recebe o Fluminense no Maracanã, o Avaí tentará derrotar o Sport na Ressacada.
O jogo: Mesmo desfalcado de Muriqui e William, o Avaí partiu para o ataque no início do jogo. Contudo, o time da casa apresentava pouca eficiência ofensiva e não chegou a criar uma chance real de gol.
Melhor para o Goiás, que apesar de quase não chegar ao ataque, conseguiu abrir o marcador. Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio pela direita, Leandro Euzébio subiu e cabeceou para colocar o Esmeraldino na frente.
Mesmo com o gol dos visitantes, o panorama do jogo seguia o mesmo: muita marcação, pouca técnica e raras chances de gol. Em uma destas oportunidades, aos 32 minutos, Leonardo puxou um contra-ataque, mas chutou fraco, fácil para a defesa de Harley.
O lance, porém, animou o Avaí. Aos 37 minutos, Luis Ricardo invadiu a área pela direita, cortou um adversário e chutou para uma boa defesa de Harlei. Em seguida, Marquinhos cobrou escanteio, Augusto cabeceou e a zaga do Goiás tirou embaixo da trave.
No retorno para o segundo tempo, o Avaí manteve a postura ofensiva. Apostando nos cruzamentos para a área, o time da casa quase empatou com Marquinhos, que da linha de fundo soltou uma bomba e exigiu uma grande defesa de Harlei.
Contudo, o Avaí chegou ao gol de empate justamente por meio de um cruzamento. Aos sete minutos, Léo Gago apareceu na linha de fundo e tentou o levantamento para a área. A bola encobriu o goleiro Harlei e entrou direto. Um golaço.
Empolgado com o gol, o Avaí teve a chance da virada aos 13 minutos. Luis Ricardo invadiu a área, ganhou de Harlei e rolou para Leonardo, que arriscou. A bola bateu na zaga do Goiás e os jogadores do time da casa pediram pênalti.
Apesar da chance desperdiçada, o Avaí não demorou para virar a partida. Aos 15 minutos, Leonardo recebeu na intermediária e rolou para Marquinhos que chegava livre na área. O meia só teve o trabalho de bater colocado no canto esquerdo de Harlei e sair para comemorar.
Diante de um adversário atônito, o Avaí continuou atacando. Aos 25 minutos, Vítor avançou pela direita e bateu cruzado, mas viu Leandro Euzébio fazer o corte na hora certa.
Desesperado, o técnico Hélio dos Anjos colocou Fernandão no Goiás, mas foram as substituições do Avaí, Medina e Cristian, que quase conseguiram marcar. Aos 47 minutos, Léo Lima ainda balançou as redes dos catarinenses, mas o árbitro assinalou impedimento. Fim de jogo e festa na Ressacada.