Estão definidos os classificados do grupo D da Copa São Paulo de Juniores. Nesta sexta-feira, em Lins, o Linense derrotou o atual campeão Santos por 2 a 1 e se garantiu na liderança do grupo, com seis pontos. Mais cedo, também no estádio Gilberto Siqueira Lopes, a Penapolense garantiu a vaga na segunda posição, com cinco pontos, após empate em 2 a 2 com o Babaçu. Agora, o time de Lins enfrenta o Goiânia EC na segunda fase, ainda sem data definida. Na última edição, os Meninos da Vila haviam conquistado o título graças à vitória por 2 a 1 sobre o rival Corinthians, maior campeão do torneio.
Cirúrgico, Linense abre vantagem contra um Santos pouco criativo – Como um prenúncio do que viria a acontecer alguns minutos mais tarde, a partida começou com posse quase integral do Linense – situação que persistiu por cinco minutos, nos quais o Peixe não viu a cor da bola.
Pouco depois, aos 15 minutos, o time da casa trabalhou a bola no campo de ataques em busca de espaços, exaustivamente. Com tanta insistência, a equipe ganhou o escanteio pela direita. Na cobrança, a zaga tentou afastar o levantamento, mas acabou entregando de presente e nos pés do zagueiro Felipe Caré, que fuzilou a rede e fez a festa da torcida em Lins.
Após o gol, o Santos ensaiou uma pressão enviando todos os seus jogadores ao campo de ataque – a exceção era o goleiro João Paulo –. No entanto, o 4-4-2 em ritmo de desespero não foi efetivo, uma vez que o Alvinegro Praiano não encontrava espaços diante da bem montada defesa do Linense. Aos 38, os anfitriões ainda tiveram a chance de ampliar a vantagem com uma bela jogada de Gabrielzinho, que invadiu a área, cortou os marcadores santistas e arriscou o chute cruzado com categoria, mas o goleiro João Paulo defendeu.
A etapa inicial ainda terminou com susto, uma vez que o goleiro Gustavo, do Linense, se chocou com um atacante do Peixe e foi ao gramado imediatamente. Caído, o arqueiro nem sequer se mexia, aparentando estar inconsciente. No entanto, para o alívio da família do garoto e de todos os presentes no Gilberto Siqueira Lopes, o goleiro se levantou – ainda cambaleante – após o atendimento médico, e seguiu em campo.
Santos melhora, mas Linense confirma a vaga – Precisando pelo menos empatar, o Santos voltou para a etapa final com ofensividade máxima. A bola mal havia rolado quando o Peixe desceu em disparada para o campo de ataque, tentando surpreender o Linense com a blitz repentina. A tentativa, no entanto, não funcionou, uma vez que o chute de primeira de Fernando Medeiros foi para fora.
Até os 10 minutos, esse foi o único susto aplicado pelo time santista no segundo tempo. Surpreendendo até mesmo o Alvinegro Praiano, o Linense não recuou sua formação durante o intervalo, e voltou para os 45 minutos finais querendo mais. Na marca dos 17, Caio arriscou uma bomba de longe e acertou o travessão. Caprichosamente, a bola ainda quicou sobre a linha do gol, sem entrar, sendo cortada pela zaga do Linense.
Aos 20, Gabrielzinho desperdiçou após driblar o goleiro João Paulo e chutar para fora. Na sequência, Juninho invadiu a área e foi puxado por João Igor. O árbitro assinalou a penalidade máxima para o Linense. A cobrança foi convertida com perfeição por Marcelinho, que acertou o canto direito do goleiro João Paulo e fez a festa da torcida nas arquibancadas.
No apagar das luzes da partida, aos 43, ainda houve tempo para Serginho receber livre na entrada da área e tocar na saída do goleiro Gustavo, diminuindo para o Santos. O Alvinegro Praiano reencontrou a esperança por alguns minutos, mas nem mesmo o empate foi possível. Dessa forma, a partida foi encerrada selando a vitória e a classificação do Linense, além da eliminação dos Meninos da Vila, atuais campeões.