Com um jogador a menos, o Atlético-PR derrotou nesta quarta-feira o Santos, por 3 a 2, e saiu na frente no duelo por uma das vagas nas semifinais na Copa Libertadores. O jogo disputado no estádio da Arena marcou também o confronto entre o campeão e o vice do último Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, a equipe paranaense – lanterna do atual Nacional – joga pelo empate no jogo de volta, marcado para 15 de junho, na Vila Belmiro, quando o Santos não contará com Robinho e Léo, convocados para a Copa das Confederações.
Os gols da vitória do Atlético-PR foram marcados por Evandro, Marcão e Lima, enquanto o Santos anotou com Ricardinho e Deivid.
Com menos de um minuto de partida, o atacante Aloísio, do Atlético-PR, arricou o chute da entrada da área e a bola explodiu no travessão do goleiro Henao.
Mesmo com a pressão do Atlético, o Santos saiu na frente aos 12min. Em cruzamento da esquerda, Ricardinho dominou no meio da zaga e, de pé direito, finalizou para abrir o placar.
O Atlético-PR não se abateu e empatou aos 25min. O lateral Jancarlos cruzou da direita, e Evandro aproveitou que o goleiro Henao estava adiantado para tocar de cabeça e empatar.
Um minuto depois, a equipe paranaense perdeu Alan Bahia, expulso após tomar o segundo cartão por falta no atacante Robinho.
Mesmo com a desvantagem numérica, o Atlético-PR virou o placar aos 40min. André Rocha bateu forte a falta, o goleiro Henao voltou a falhar ao espalmar nos pés de Marcão que completou para o gol.
No entanto, a alegria dos torcedores do time rubro-negro durou três minutos. Em um cruzamento para a área, o atacante Robinho foi mais esperto que a defesa do Atlético-PR e tocou para Deivid empatar.
No segundo tempo, o técnico Gallo decidiu abrir o time e trocou Zé Elias por Tcheco, mas a alteração não conseguir dar o efeito esperado.
A partida continuou equilibrada e com chances para lado a lado. Aos 26min, André Rocha faz cruzamento rasteiro para Lima, que apareceu no meio da zaga para concluir e marcar o terceiro gol.
Com a desvantagem no placar, o Santos tirou o lateral Flávio e o atacante Deivid para as entradas de Basílio e Fabiano, mas a equipe não conseguiu empatar o placar.
A melhor chance santista aconteceu aos 34min, quando Basílio chutou, mas a bola foi desviada e sobrou para Robinho arrematar mal no gol de Diego.
O vencedor do confronto entre Santos e Atlético-PR enfrentará o ganhador do duelo entre Boca Juniors, da Argentina, e Chivas, do México.