Confirmando a mudança de fase na Série B do Campeonato Brasileiro, o Atlético Paranaense venceu o Criciúma por 1 a 0, no Gigante do Itiberê, em Paranaguá. Em franca recuperação, o Rubro-Negro chegou aos 29 pontos ganhos, na oitava colocação. Já o Tigre perdeu a liderança e caiu para a segunda colocação, com 39 pontos.
O Furacão abriu o placar aos 20 minutos da primeira etapa, com Marcão, que aproveitou cruzamento de Pedro Botelho e desvio de Felipe para tocar para as redes. Depois do intervalo, mesmo com um jogador a mais em campo, o time da casa não conseguiu ampliar a vantagem.
Na próxima rodada, o Atlético Paranaense terá o clássico diante do Paraná Clube, sábado, na Vila Capanema, em Curitiba. Já o Criciúma encara pela última rodada do primeiro turno o Avaí, terça-feira em casa, no Estádio Heriberto Hülse.
O jogo – O Tigre mostrou que queria surpreender e, logo aos dois minutos, Lucca invadiu a área e chutou em cima do goleiro Weverton, que ainda fez malabarismo para afastar o perigo. O Furacão tentava chegar ao ataque pelos lados, especialmente com Pedro Botelho. Aos sete minutos, o lateral fez o levantamento fechado para a saída precisa de Michel Alves.
O Rubro-Negro tinha maior posse de bola, mas sofria com os contra-ataques catarinenses. Porém, os dois times eram pouco efetivos. Aos 15 minutos, Deivid arriscou o chute de fora da área e a bola saiu à direita da meta. Até que, aos 20 minutos, Pedro Botelho mandou para a área, Marcão desviou, a zaga deu um toque para enganar o goleiro, e a bola foi para o fundo das redes.
Em cobrança de falta, Marlon mandou uma bomba, aos 26 minutos, e Weverton fez boa defesa. O Criciúma ficou com um jogador a menos aos 31 minutos, com Giovanni Augusto recebendo o segundo amarelo e indo par ao chuveiro mais cedo. Jogada individual de Felipe, aos 37 minutos, mas o passe para o meio da área ficou fácil para o goleiro. Novamente de longe, Deivid chutou, aos 41 minutos, e ganhou escanteio após desvio providencial da defesa.
Na segunda etapa, o Atlético voltou com Derley no lugar de Deivid, que já havia recebido cartão amarelo. Com um minuto de bola rolando, Matheus Ferraz recebeu na pequena área conseguiu testar para fora, perdendo uma chance incrível. Na resposta, aos cinco minutos, Henrique chutou cruzado e a bola foi pela linha de fundo.
O Tigre, mesmo com um jogador a menos, dava trabalho. Aos 12 minutos, Lucca invadiu a are e rolou para trás. Manoel apareceu na hora certa para salvar. Precisando de criatividade no meio-campo, o técnico Ricardo Drubscky colocou em campo Paulo Baier. João Paulo mandou um míssil, aos 22 minutos, e Michel Alves fez linda defesa.
O Furacão seguia com maior posse d ebola, mas sem força para ampliar a vantagem. Aos 30 minutos, Marlon chutou de fora da área e isolou. Boa oportunidade para Marcão, aos 33 minutos, mas o atacante arrematou em cima de Michel Alves. Aos 40 minutos, Paulo Baier abriu espaço, chutou e, após desviou na defesa, o goleiro cedeu escanteio. Depois de muito tempo, o torcedor atleticano foi para casa satisfeito com a equipe.