O Atlético Paranaense ficou no empate em 1 a 1 diante do Brasil de Pelotas, na estreia pela Copa do Brasil 2016, no Estádio Bento Freitas, e não evitou o encontro da volta. Apesar de não evitar o segundo jogo, o Furacão leva para casa a vantagem de poder empatar sem gols e ficar com a vaga.
Apesar de ter maior volume de jogo, o Rubro-Negro paranaense somente conseguiu abrir o placar aos 44 minutos do primeiro tempo, com Marcos Guilherme aproveitando cruzamento de Eduardo. Depois do intervalo, aos 30 minutos, Marcos Paraná deixou tudo igual.
O jogo da volta está marcado para o dia 14 de abril, quinta-feira, às 19h15, na Arena da Baixada, em Curitiba. Quem se classificar encara na segunda fase o vencedor do confronto entre Nacional-AM e Dom Bosco.
O jogo – O Furacão começou a partida pressionado, tentando impor as ações, e aos dois minutos, Walter dominou, levantou a cabeça e rolou para Marcos Guilherme arrematar por cima da meta. Aos seis minutos, foi a vez do atacante rubro-negro ajeita para Jadson, que soltou o pé e carimbou o travessão. O time paranaense tinha maior posse, mas o ímpeto inicial diminuiu.
Jogando no contra-ataque, o Xavante chegou pela primeira vez aos 17 minutos, com, Ramon, que recebeu o lançamento, invadiu a área e bateu cruzado, pela linha de fundo. Aos 22 minutos, Ramon abriu espaço e arriscou o tiro de longe, para fora. Mais Brasil no ataque, novamente com Ramón, que tentou um voleio, mas apenas recuou para Weverton.
O Atlético tocava com tranquilidade e voltou a pressionar aos 35 minutos, a partir de cabeçada de Vilches que Teco conseguiu desviar para salvar. O gol parecia questão de tempo, embora a primeira etapa estivesse se encaminhando par ao fim. Até que, aos 44 minutos, em contra-ataque rápido, Eduardo cruzou, Pablo passou da bola e Marcos Guilherme completou para as redes, abrindo o placar.
Para a segunda etapa, o Furacão voltou com Vinícius no lugar de Marcos Guilherme. A equipe visitante continuava com o domínio, mas tinha mais dificuldade para avançar ao campo de ataque. Aos nove minutos Walter recebeu na área, do jeito que gosta, tentou a virada, mas o arremate ficou em cima da defesa gaúcha.
Os dois treinadores aproveitaram para modificar os dois times, buscando mais movimentação. Aos 19 minutos, Nathan invadiu a área, bateu forte, mas errou o alvo. A defesa do Brasil cochilou, a bola sobrou para Pará, que não perdeu tempo e chutou, por cima do gol. A equipe de Pelotas quase chegou ao empate, aos 28 minutos, com chute cruzado de Marcos Paraná que obrigou Weverton a fazer grande defesa.
O lance incendiou o torcedor, que passou a empurrar o Xavante. Até que, aos 30 minutos, Marcos Paraná aproveitou cruzamento e bateu de primeira para estufar as redes e deixar tudo igual no placar. Aos 37 minutos, Vinícius, que entrou no segundo tempo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso pelo lado atleticano, acabando com qualquer chance de reação.