O Atlético-MG precisava de um simples empate para garantir, nesta quarta-feira, a classificação para as oitavas de final da Libertadores, porém, com uma atuação ruim, especialmente em termos defensivos, a equipe mineira acabou sendo derrotada por 3 a 2 pelo Independiente del Valle, em partida realizada em Salgolqui, no Equador.
Apático no primeiro tempo e pouco agressivo na etapa final, o Galo sofreu com as condições ruins do gramado do estádio Rumiñahui durante toda a partida. Junto a isso, o Atlético-MG contou com atuações ruins de suas principais peças ofensivas, além de se mostrar bastante inseguro na defesa, o que contribuiu para uma vitória justa da equipe equatoriana.
Apesar da derrota – a primeira na competição -, o Galo segue líder do grupo 5 da Libertadores com dez pontos, porém empatado com o próprio Independiente Del Valle. Ambas as equipes estão cinco pontos à frente do terceiro colocado Colo-Colo, do Chile, que visita o Melgar, do Peru, nesta quinta. Caso os chilenos tropecem, Atlético-MG e Del Valle garantem classificação com uma rodada de antecedência para a fase seguinte do torneio continental.
O Jogo – O Atlético-MG até começou bem a partida, buscado criar situações ofensivas, porém quem abriu o placar foi o time equatoriano. Aos cinco minutos, em um lance de sorte, Cabezas recebeu dentro da área e fez o cruzamento, que acabou desviando na defesa, traindo o goleiro Uilson, que nada pode fazer. Logo em seguida, o camisa 11 quase fez o segundo, em bola que carimbou o travessão atleticano.
Mesmo com a pressão adversária, o Galo empatou aos nove minutos, com Júnior Urso, em chute que desviou na zaga antes de ganhar as redes. Apesar do empate, o Atlético-MG abusava dos erros de passes e mostrava muita fragilidade defensiva, fazendo faltas em demasia perto da área. Pois, foi assim que Sornoza, aos 20 minutos, aproveitou falha de Uilson em cobrança de falta para marcar o segundo do Del Valle.
Mais adaptado ao gramado ruim do estádio Rumiñahui, o Independiente del Valle seguia melhor e dava muito trabalho pelo lado direito. E foi em jogada pelo lado esquerdo da zaga mineira que a equipe da casa conseguiu um pênalti, em bola que bateu no braço de Leonardo Silva. Na cobrança, Sornoza bateu bem e fez o terceiro aos 39 minutos.
Na mesma moeda, o Galo voltou ao jogo logo aos três minutos do segundo tempo. Em bola que bateu na mão de Mina, a arbitragem marcou pênalti, e, na cobrança, Lucas Pratto diminuiu a desvantagem no placar. O gol, contudo, não teve o efeito esperado na equipe atleticana, e o Del Valle retomou o domínio da partida, voltando a levar perigo ao gol de Uilson.
Diante da atuação ruim da equipe, o Galo acabou apostando na raça para buscar o empate fora de casa. Mesmo sem grande brilho técnico, o Atlético-MG chegou a aparecer bem no ataque em chutes de Luan e Douglas Santos, que Azcona apareceu bem para defender. Ainda no final, Léo Silva teve bela chance e, de dentro da área, chutou em cima do goleiro adversário.