Tradicionalmente o Atlético-MG enfrenta dificuldades contra o Sport na Ilha do Retiro, mas neste sábado, a situação foi um pouco diferente. O Galo saiu atrás no placar, porém conseguiu a virada e aplicou uma goleada por 4 a 1 para comemorar a sexta vitória seguida e a liderança isolada do Brasileiro com 28 pontos. O time pernambucano que tentava a reabilitação fica estacionado nos 12 pontos.
O primeiro gol do jogo foi anotado pelo atacante Gilberto. O empate do Atlético-MG saiu com Danilinho, que pegou rebote dentro da área e deixou tudo igual. No segundo tempo brilhou a estrela do craque Ronaldinho, que mostrou categoria para driblar o marcador e virar o jogo para o Galo. O terceiro tento dos atleticanos foi marcado por Jô, depois de cruzamento perfeito de Bernard, que marcou o quarto com um belo toque por cobertura.
Na sequência do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG voltará a atuar diante da torcida no estádio Independência, recebendo a visita do Santos, em jogo marcado para a próxima quinta-feira. Já o Sport terá compromisso diante da Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, na quarta-feira.
O jogo – O duelo entre Galo e Leão começou de forma equilibrada, com as duas equipes se estudando, porém, buscando o ataque e alternando nas oportunidades de gol, sem muito perigo. Mesmo atuando fora de casa, o time mineiro marcou presença no campo de ataque na maior parte do tempo, mas sem a bola, o Sport recuou as linhas de marcação dificultando a vida atleticana.
O time do técnico Vágner Mancini apostou nos contra-ataques rápidos e na possibilidade de explorar os erros do Atlético-MG. Com este cenário, o Galo abusou das trocas de passe na tentativa de encontrar espaços na defesa pernambucana. O apoio do lateral Marcos Rocha também foi intenso, ajudado na criação das jogadas pelo lado direito do campo.
Aos 24, o lateral-esquerdo Reinaldo acertou um belo chute de fora da área, o zagueiro Réver desviou de cabeça para evitar o gol. Um minuto depois, Cicinho cruzou rasteio, o goleiro Victor se esticou todo mais não alcançou, o atacante Gilberto apareceu livre para mandar para as redes, abrindo o placar na Ilha do Retiro.
A vantagem dos donos da casa durou pouco tempo. Aos 34, Ronaldinho apareceu bem na área, na posição de centroavante, dividiu bola com a defesa pernambucana e no rebote, Danilinho empatou o jogo. Aos 36, o zagueiro Réver deu assistência para o avante Jô, que arriscou um tiro cruzado, mas errou o alvo, em uma boa chance alvinegra.
Após o empate do Galo, a equipe alvinegra passou a atuar de forma diferente, dando espaços para o Sport conduzir a bola até o meio-campo, quando tentava dar o bote, para na base da velocidade virar o jogo. A estratégia funcionou em alguns momentos, mas não resultou no gol de desempate, e as equipes foram para o vestiário com igualdade no marcador.
O Atlético-MG voltou agressivo para o segundo tempo, e logos nos primeiros minutos teve pelo menos duas boas chances de marcar com Danilinho e Jô. Jogando com o apoio da torcida o Sport também procurou atacar, garantindo uma partida de muita movimentação nos 45 minutos finais.
Aos 14, Ronaldinho recebeu lançamento em profundidade e mostrou a categoria de sempre para driblar o marcador e bater colocado no canto esquerdo do goleiro Magrão para virar o jogo em favor do Galo. Com o placar favorável, o time mineiro tomou as rédeas da partida e o logo chegou ao terceiro gol.
Aos 20, Bernard fez grande jogada pela esquerda e cruzou com perfeição para o atacante Jô, que de cabeça ampliou a vantagem do Atlético-MG. Aos 27, o garoto Bernard mostrou requintes de crueldade para garantir a vitória alvinegra, com um toque de cobertura maravilhoso. Com os três pontos garantidos, o Atlético-MG administrou o restante da partida e ainda teve algumas oportunidades para ampliar.