Enfim o Atlético-MG derrotou o seu maior rival. Depois de mais de dois anos sem vencer o Cruzeiro, o time alvinegro enfim faturou os três pontos diante do elenco celeste neste domingo, aos triunfar por 3 a 0, no Estádio do Mineirão, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. De quebra, o resultado coloca o elenco comandado por Celso Roth na liderança da competição.
A última vitória do Atlético-MG sobre o Cruzeiro havia sido em 29 de abril de 2007, na primeira partida da final do Campeonato Mineiro. No dia em que Fábio, do Cruzeiro, ficou marcado por tomar um gol de costas, enquanto caminhava para a meta, os atleticanos fizeram 4 a 0 e provocaram a queda de Paulo Autuori. Éder Luís, Danilinho, Marcinho e Vanderlei fizeram os gols.
Assim, a maior sequência invicta no clássico ainda pertence ao Atlético-MG e é de 13 jogos, contra 12 do Cruzeiro. Entre 1985 e 87, o time celeste ficou sem conhecer o que é vitória contra o maior rival.
De volta a 2009, o time alvinegro ainda contou com uma derrota do Internacional diante do Atlético-PR para assumir a ponta isolada do Brasileiro, agora com 21 pontos. O Cruzeiro, por sua vez, segue com dez pontos.
Com um time misto, de olho na final da Copa Libertadores, que será realizada nesta quarta-feira, diante do Estudiantes, em BH, o Cruzeiro entrou em campo com um time misto e viu o Atlético dominar o duelo.
Mas o pior aconteceu logo aos 15s de jogo, quando Zé Carlos acertou uma cotovelada em Renan e acabou expulso. O Atlético então foi para cima e abriu o marcador com o capitão Júnior, aos 39min do primeiro, com um chute da entrada da área. O segundo gol veio quatro minutos depois, com Alessandro, aproveitando bom passe de Diego Tardelli.
Faltando três minutos para o fim do duelo, Éder Luís aproveitou bobeada do goleiro e marcou um belo gol para decretar o triunfo atleticano.
Na próxima rodada, o líder Atlético enfrentará o São Paulo, no Mineirão, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília). Já o Cruzeiro só volta a jogar no Brasileiro dia 27, diante do Botafogo, no Engenhão.