A vontade do técnico Eduardo Coudet em contar com Patrick faz o Atlético-MG insistir em uma negociação para tirar o meio-campista do São Paulo. Nas últimas horas, segundo informações da Rádio Itatiaia, o clube mineiro se aproximou da contratação do atleta.
Inicialmente, especulou-se que a transação poderia envolver outros jogadores que viriam para o Morumbi, como o volante Jair. Mas, em contato com A Gazeta Esportiva, o diretor de futebol do Galo, Rodrigo Caetano voltou, a negar a liberação do atleta.
O São Paulo conta com 30% dos direitos econômicos de Patrick. Assim, o Atlético-MG pagaria somente uma compensação financeira para a equipe do Morumbi.
Vindo do Internacional, Patrick desembarcou no São Paulo no início da temporada 2022 e, no segundo semestre, tornou-se peça importante para a equipe finalista da Copa Sul-Americana e semifinalista da Copa do Brasil. Porém, antes da última rodada do Brasileirão, o meia discutiu com o técnico Rogério Ceni.
Mesmo resolvendo o embate entre as partes, o São Paulo nunca escondeu que poderia liberar Patrick caso fosse feita uma proposta vantajosa.