O Atlético-MG goleou o Santos por 3 a 0, neste domingo, no Mineirão e alcançou a 19ª posição no Campeonato Brasileiro.
Veja fotos
Confira a classificação
Com 28 pontos, o time ainda não saiu da zona de rebaixamento, mas está a dois pontos de Flamengo e Atlético-PR na briga pela permanência na Série A.
Já o Santos, que não contou com Giovanni, contundido, caiu da quarta para a quinta posição, ficando estacionado nos 44 pontos.
Os primeiros minutos da partida foram de total domínio mineiro. A equipe tomava a iniciativa e buscava o gol logo no início, mas nenhuma jogada efetiva levou perigo à meta de Saulo.
A primeira chance clara, no entanto, acabou sendo santista, aos 16min. Após falha da zaga mineira, Geílson roubou a bola, invadiu a área pela esquerda e chutou para defesa de Bruno.
Quando o time paulista parecia que iria equilibrar a partida, o Atlético-MG abriu o placar.
Marques recebeu o passe numa cobrança de escanteio e cruzou, Catanha se antecipou à zaga santista, que ficou parada, e cabeceou sem chances para Saulo, aos 29min.
Os mineiros só não ampliaram por causa do preciosismo do autor do gol. Marques puxou um contra em velocidade e rolou para Catanha invadir a área e ao invés de finalizar, tentou o drible num zagueiro e perdeu a bola.
O Santos também teve a chance do empate, mas não aproveitou. Basílio recebeu passe no fundo pela esquerda e cruzou na medida para Geílson, que cabeceou para fora.
No lance seguinte, num rápido contra-golpe, Catanha deixou Uéslei na cara do gol. O estreante entrou na área e fuzilou o goleiro Saulo.
Para o segundo tempo, o técnico Gallo mudou a equipe. Sacou Zé Leandro e Geílson e colocou Frontini e Diego, para dar mais ofensividade à equipe.
O time do litoral paulista realmente teve total posse de bola. Mas a fraca atuação de seus atacantes, principalmente de Frontini, impedia que se chegasse ao gol.
Para dar números finais ao jogo, num contra-golpe fulminante do Atlético-MG, Rubens Cardoso sobrou livre na cara de Saulo e tocou com categoria na saída do goleiro.
A curiosidade da partida ficou por conta de um buraco de mais de 30 cm dentro do gramado.
O jogo ficou paralisado por mais de cinco minutos, a partir dos 40min do segundo tempo, até que algum funcionário do Mineirão o tapasse com areia.
Na próxima rodada o Atlético-MG tenta deixar a zona de rebaixamento ao enfrentar o Corinthians, em São Paulo.
O Santos vai atrás de uma reabilitação no clássico contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.