Onze medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e cinco de bronze. Esse é o balanço final da participação de Mato Grosso nas provas do Atletismo das Olimpíadas Escolares (OEs) 2012, para atletas de 15 a 17 anos. "Alcançamos um crescimento de mais de 100% em relação a Olimpíada 2011, onde conquistamos cinco medalhas", comemorou o técnico da equipe de Atletismo do Estado, Marcos Flademir Vieira.
Ontem, na pista da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os estudantes do Estado subiram ao pódio sete vezes. O destaque foi Victor Vinicius Alves da Silva, 17 anos, de Barra do Garças, que conquistou o bicampeonato das OEs nos 3 mil metros.
Ele disputou a prova sob forte chuva, mas garante que não atrapalhou sua vontade de vencer em casa. "Para mim foi uma honra ganhar esse ouro aqui no meu Estado. Treinei bastante e deu tudo certo", afirmou. Outras duas medalhas de ouro foram conquistadas por Ana Karolyna Campos Silva, 15 anos, de Barra do Garças, e Nathalia de Assis Ramalho, 16 anos, de Araputanga.
Ana venceu os 800 metros e Nathalia os 3 mil metros. O revezamento feminino medley garantiu a quarta medalha de ouro para Mato Grosso. A equipe do revezamento é composta por Raikeylaine Lopes da Silva, Maiara Silva Fernandes, Stefane Ribeiro Santos e Ana Karolyne. As medalhas de prata foram para os estudantes do revezamento medley masculino e para Jéssica da Silva Almeida, no arremesso de peso. Ela também ganhou bronze no lançamento do disco.
O revezamento foi composto por Fernando Norbal Martins, Jacson Gomes Martins, Aliffer Junior dos Santos e Renan Silva Duarte. Os demais terceiros lugares foram para Fernando no lançamento do dardo, Stefane Ribeiro Santos nos 400 metros rasos, Igor Gonçalves Queiroz no lançamento do disco e Ariosvaldo do Nascimento Junior, no salto triplo.