Aluna de comércio exterior na Universidade do Missouri, Mirieli Estaili Santos, de 21 anos, e vice-campeã mundial sub-20 no salto triplo, está em Sorriso desde março, quando deixou os Estados Unidos, para terminar a recuperação de uma cirurgia para a reconstrução dos ligamentos cruzados do joelho esquerdo.
“Espero completar logo a recuperação da cirurgia, para voltar a saltar novamente e competir nos campeonatos universitários de 2021. Trabalho todos os dias pensando em conseguir índice para a Olimpíada de Tóquio”, disse a atleta. A Olimpíada de Tóquio-2020, como o evento que estava originalmente previsto para este ano, começará no dia 23 de julho de 2021.
Com a nova data a atleta tem tempo para a recuperação da cirurgia.“Sofri a lesão final de setembro e operei em outubro, depois de um início complicado de adaptação aos treinos e aos estudos”. Mirieli é treinada por Marcos Vieira no Brasil e pelo búlgaro Iliyan Chamov nos Estados Unidos.
Ela tem como melhor marca 13,81 metros, obtida na conquista da medalha de prata no Mundial de Tampere, na Finlândia, em 2018.