As seleções Cuba e Argentina, que estrearam na Copa América de Vôlei 2008 com vitória em cima dos Estados Unidos, campeã olímpica dos jogos de Pequim (China), se enfrentam a partir das 17h, no ginásio Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá, por uma vaga à semifinal.
•Veja fotos dos jogos da Copa América clicando aqui
Fortes adversárias da Seleção Brasileira, Cuba e Argentina, como o Brasil, são consideradas favoritas para conquistar a Copa. Apesar disso, o técnico Bernardinho preferiu destacar as características do próximo adversário a revelar uma escolha, analisando que ambos são concorrentes difíceis. A seleção argentina tenta melhorar sua colocação, que nas duas últimas copas conquistou a quarta posição.
A equipe cubana, comandada por Orlando Samuels, surpreendeu os Estados Unidos na estréia, vencendo por 3 sets a 2, e mais ainda por estar contando em sua equipe com um jovem de apenas 15 anos: Wilfredo Leon, de 2,05m. A Argentina joga com o comando do técnico da seleções de base, Juan Cichello. Orlando Samuels foi técnico cubano na época da melhor geração de seu país, que teve como destaque Joel Despagne.
A segunda partida desta sexta, a partir das 20h, entre México e Venezuela define a adversária da equipe norte americana, primeira seleção eliminada na competição. O time que enfrentar a campeã olímpica disputará o quinto lugar na tarde deste sábado. A final será no domingo. A seleção vitoriosa continua na disputa pelo título.
A copa foi viabilizada para Mato Grosso através de parceria da Secretaria Estadual de Esportes com a Federação Mato-grossense de Vôlei e CBV.