O jogo Brasil e Venezuela acontece em menos de 30 dias, na Arena Pantanal em Cuiabá. Esta será a primeira vez que o Estado recebe um jogo oficial da seleção brasileira, a equipe da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer está trabalhando na preparação do estádio. A limpeza da membrana da fachada é uma das movimentações que já pode ser vista por quem passa pelo local.
“A membrana está um pouco mais evidente porque deu uma diferença, mas todas as melhorias e limpezas periódicas na Arena são constantes e contínuas, afinal, temos jogos do Cuiabá, por exemplo, durante todo o ano pela série A do Campeonato Brasileiro. É um trabalho que ninguém vê, mas as melhorias são realizadas rotineiramente de forma preventiva e corretiva”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves.
Luzes artificiais que imitam a luz solar e ajudam a grama a desenvolver raiz e se fortalecer também foram implantadas pela atual gestão do governo, além de um sistema integrado de videomonitoramento e a troca de capacitores dos refletores que garantiu aumento de 40% na luminosidade do campo.
Para que a bola role com perfeição é importante também que haja conservação recorrente do gramado. O engenheiro agrônomo João Paulo de Abreu da empresa responsável pela manutenção do campo, detalha que os métodos adotados no período pós jogos são para evitar problemas com rolagem de bola e nivelamento de campo, ou lesões em jogadores.
“É rotina depois de toda partida realizarmos a limpeza do gramado e cobrirmos os buracos que podem vir a abrir. Além disso, a equipe da Arena realiza três vezes por semana o corte da grama, e as marcações das linhas de jogo são feitas antes de todo treino ou jogo”, destacou o engenheiro.
Considerando o atual período climático de baixa umidade, os cuidados estão sendo intensificados para preservar o estado do gramado, e por isso, os jogos dos campeonatos estaduais e treinamentos no local, desde o dia 10 até o próximo dia 12, estão suspensos.
“Em setembro temos essa janela maior de recuperação entre os jogos, assim podemos seguir com a programação de adubações e pulverizações mais frequente e que estimulem o gramado a se desenvolver e estar na melhor condição possível para receber a partida”, explicou o secretário.
Também estão no cronograma a manutenção dos geradores, mais reparos na rede elétrica e hidráulica, nos vestiários e na iluminação da área externa do complexo. Além disso, desde o ano passado, o estádio conta com uma equipe de 100 trabalhadores que realizam serviços de limpeza contínua dos espaços, incluindo arquibancadas.