sexta-feira, 18/outubro/2024
PUBLICIDADE

Arbitral define regras da 9ª Copa Mato Grosso

PUBLICIDADE

Sem uma posição definida por parte do governo do Estado quanto ajuda financeira, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) realiza, hoje, às 16h, na sede da entidade, o Arbitral Técnico da 9ª edição da Copa Mato Grosso, segundo torneio mais importante do calendário do futebol mato-grossense. Para o encontro, foram convidados 12 clubes. Desse total, quatro deles participaram do Estadual da Segunda Divisão deste ano – Sinop, campeão, Cacerense, vice, Primavera e Poconé. Os demais são integrantes da Primeira Divisão.

Mas é quase certo que alguns clubes oficializem desistências de última hora. O Luverdense, atual campeão da Copinha e do Mato-grossense, não entrará na disputa seletiva que vale a segunda e última vaga à Copa do Brasil do próximo ano. Por este mesmo caminho trilha o Mixto, envolvido no seu projeto de acesso à Série C do Nacional de 2013.

Recém promovidos à Primeira Divisão, Sinop e Cacerense estão “sufocados” financeiramente após a Segundona. Só vão confirmar presença caso tenham a garantia de ajuda financeira para bancar transporte, hospedagem, alimentação e taxa de arbitragem. A situação mais crítica é do clube sinopense, que ainda deve mais de R$ 70 mil ao elenco de jogadores.

Sempre movida com reforço financeiro oriundo do governo do Estado, a Copa Mato Grosso foi criada em 2004 para preencher a lacuna do segundo semestre do calendário que ficava vazio sem uma competição oficial. Mas com a crise e os cortes feitos pelo governador Silval Barbosa por conta da organização da Copa do Mundo de 2014, não é de se assustar que o torneio seletivo pode ser extinguido a partir de 2013.

Recém chegado das Olimpíadas de Londres, o presidente da FMF Carlos Orione é ciente da dificuldade financeira que o Estado atravessa. O dirigente teme, sem a garantia de dinheiro, a Copinha ser realizada com pouco times. Orione estava em Londres, mas crê que mesmo sem incentivo financeiro os clubes vão se arriscar a disputar a competição seletiva de olho na última vaga à Copa do Brasil do próximo ano.

Sem Luverdense e Mixto, o caminho ficará aberto ao Cuiabá para ser o segundo representante do futebol estadual no torneio nacional no início do próximo ano. Lanterna da Chave A do Brasileirão da Série C, o “Dourado” passará a priorizar a luta contra o descenso à Série D e brigar pela classificação à Copa do Brasil, competição esta que, além da visibilidade nacional, dá suporte financeiro para os times de menores expressão no cenário para iniciar a temporada de 2013.

A novidade na Copa Mato Grosso deste ano será a presença do Mato Grosso Esporte Clube, o mais novo time do futebol profissional do Estado. A equipe vem em substituição ao Palmeiras do bairro do Porto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE