Os torcedores de Vitória e Bahia puderam matar a saudade do clássico na Série A do Campeonato Brasileiro. Após nove anos, os times voltaram a se enfrentar, na Fonte Nova, pela oitava rodada, mas não conseguiram tirar o zero do placar em um jogo muito disputado e pouco técnico.
Vontade não faltou aos dois times no primeiro tempo, diferentemente do que aconteceu com a qualidade. E a prova disto é que a primeira boa chance de gol só veio aos 20 minutos, quando o zagueiro Gabriel Paulista, de cabeça após cruzamento, assustou o goleiro Marcelo Lomba.
Depois do lance, o Bahia pareceu ter despertado, e o atacante Wallyson, contratado recentemente do São Paulo, começou a ser o destaque da equipe. Aos 24 e aos 25, ele teve facilidade para passar pela marcação adversária, mas errou por pouco nas finalizações e não conseguiu abrir o placar.
Como resposta, o argentino Maxi Biancucchi, primo de Messi e artilheiro da competição nacional até agora, aproveitou-se de contra-ataque, driblou um marcador e, de bico, tentou enganar Lomba no contrapé, mas viu a bola sair à esquerda da meta e o jogo ir empatado ao intervalo.
No vestiário, o técnico Caio Júnior recebeu má notícia: o meia Renato Cajá sentiu lesão e teve que ser substituído por Camacho, que fez sua estreia. No entanto, o reforço não apresentou a mesma mobilidade. Aos quatro, o lateral-direito Nino Paraíba também teve que deixar o campo por problema físico.
Aos poucos, o Tricolor foi controlando o ritmo de jogo, com os rubro-negros nos contra-ataques. E foi aí que o goleiro Wilson se destacou, ao defender chutes de Talisca e Fernandão. Do outro lado, Escudero era, visivelmente, a opção mais técnica do time, mas tinha pouco apoio em volta.
O empate foi confirmado e deixou tanto Vitória quanto Bahia nas mesmas – e boas – posições: quarta e sétima, respectivamente. Porém, o complemento desta rodada poderá tirar o time do Barradão do G-4 e o Tricolor dos dez primeiros lugares da tabela de classificação.
Eliminado da Copa do Brasil, o Vitória voltará a campo no próximo domingo, contra o Coritiba, fora de casa, tentando se manter próximo da zona de classificação à Libertadores. Já o Bahia, ainda com fase política instável, medirá forças com o Goiás, na capital baiana.