PUBLICIDADE

Após fiasco na Libertadores, Corinthians tem clássico com Palmeiras

PUBLICIDADE

O centenário Sport Club Corinthians Paulista já disputou nove edições da Copa Libertadores da América, contando a fase seletiva diante do Deportes Tolima. O Timão encarou clássicos logo depois de cair no torneio continental duas vezes, mas ainda não venceu. Às 17 horas (de Brasília) deste domingo, o Alvinegro tenta romper o tabu diante do Palmeiras, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

Vice-campeão brasileiro de 1976, o Corinthians disputou sua primeira Libertadores no ano seguinte. Apesar de golear o Deportivo Cuenca por 4 a 0 no Pacaembu, o Timão caiu logo na primeira fase. No jogo seguinte, realizado no dia 8 de maio, ficou no empate sem gols diante do Palmeiras. A partida, válida pelo Campeonato Paulista, foi acompanhada por 91.795 pessoas no Morumbi.

Na temporada de 2006, o algoz do Corinthians foi o River Plate, que venceu por 3 a 2 em Buenos Aires e por 3 a 1 no Pacaembu. No primeiro jogo depois da eliminação nas oitavas de final, o Timão caiu por 3 a 1 diante do São Paulo, no dia 6 de maio. Após o confronto, disputado em São José do Rio Preto, o técnico Ademar Braga acabou demitido.

Em 2011, o Corinthians não conseguiu se classificar sequer para a fase de grupo da Copa Libertadores, já que empatou sem gols contra o Deportes Tolima no Pacaembu e perdeu por 2 a 0 na Colômbia. O Palmeiras, por sua vez, venceu o Mirassol por 1 a 0 e assumiu a liderança isolada do Campeonato Paulista. Neste domingo, o Verdão tenta manter a boa fase e o Timão, diminuir a crise.

Depois de disputar sua primeira Libertadores em 1977, o Corinthians voltou ao torneio continental apenas em 1991. Em casa, o Boca Juniors ganhou por 3 a 1. No Morumbi, o zagueiro Guinei voltou a falhar e o empate por 1 a 1 custou a eliminação do time brasileiro nas oitavas de final. No dia 27 de abril, o Timão voltou a campo com derrota por 2 a 0 frente ao Atlético-MG, pelo Brasileiro, no Mineirão.

Em 1996, o Corinthians bateu seu próprio recorde no torneio continental e alcançou as quartas de final. Diante do Grêmio, então defensor do título, o Timão perdeu por 3 a 0 em pleno Pacaembu e venceu por 1 a 0 no Olímpico. No jogo seguinte, contra o Mogi Mirim, pelo Campeonato Paulista, apenas 1.050 pessoas foram ao Pacaembu para ver o empate sem gols arbitrado por Edilson Pereira de Carvalho, no dia 26 de maio.

Nos anos de 1999 e 2000, o Corinthians foi eliminado pelo Palmeiras nos pênaltis de forma dramática. Na primeira vez, após Vampeta e Dinei desperdiçarem suas cobranças nas quartas, o Timão venceu a Portuguesa Santista por 2 a 0 na Vila Belmiro, pelo Paulistão, no dia 15 de maio. No ano seguinte, quando Marcelinho foi o vilão na semi, o Alvinegro empatou por 2 a 2 em amistoso contra o PSG, em Paris, no dia 22 de julho.

Algoz do Corinthians em 2006, o River Plate já havia eliminado os brasileiros em 2003 com triunfos por 2 a 1 em Buenos Aires e em São Paulo. No segundo confronto, disputado no Morumbi, 66.666 pessoas acompanharam das arquibancadas a expulsão do lateral Roger. No dia 18 de maio, data do jogo seguinte, o Timão empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro, pelo Brasileiro, no Mineirão.

Neste domingo, o Corinthians tenta repetir o que fez em 2010 após cair na Copa Libertadores. Eliminado em funlção de uma insuficiente vitória por 2 a 1 diante do Flamengo no Pacaembu, o Timão bateu o Atlético-PR por 2 a 1, com direito a gol de Ronaldo, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 9 de maio. Na sequência, a equipe embalou, assumiu a liderança do torneio nacional e o técnico Mano Menezes acabou na seleção.

Nos oito jogos que fez depois de cair na Copa Libertadores, o Corinthians acumula duas vitórias, quatro empates e duas derrotas, o que perfaz um aproveitamento inferior a 50%.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fluminense demonstra interesse por Pitta do Cuiabá para temporada 2025

O Fluminense teria demonstrado interesse na contratação do atacante...

Sinop classifica no estadual Sub-17 e acaba eliminado no Sub-15

Oito confrontos válidos pela última rodada da fase de...

Finalistas da Copa FMF serão definidos neste sábado

Os finalistas da Copa FMF 2024 serão decididos neste...

Técnico do Cuiabá diz que a equipe merecia vitória e Vasco ‘achou o gol’

A situação do Cuiabá ficou ainda mais dramática no...
PUBLICIDADE