O centenário Sport Club Corinthians Paulista já disputou nove edições da Copa Libertadores da América, contando a fase seletiva diante do Deportes Tolima. O Timão encarou clássicos logo depois de cair no torneio continental duas vezes, mas ainda não venceu. Às 17 horas (de Brasília) deste domingo, o Alvinegro tenta romper o tabu diante do Palmeiras, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.
Vice-campeão brasileiro de 1976, o Corinthians disputou sua primeira Libertadores no ano seguinte. Apesar de golear o Deportivo Cuenca por 4 a 0 no Pacaembu, o Timão caiu logo na primeira fase. No jogo seguinte, realizado no dia 8 de maio, ficou no empate sem gols diante do Palmeiras. A partida, válida pelo Campeonato Paulista, foi acompanhada por 91.795 pessoas no Morumbi.
Na temporada de 2006, o algoz do Corinthians foi o River Plate, que venceu por 3 a 2 em Buenos Aires e por 3 a 1 no Pacaembu. No primeiro jogo depois da eliminação nas oitavas de final, o Timão caiu por 3 a 1 diante do São Paulo, no dia 6 de maio. Após o confronto, disputado em São José do Rio Preto, o técnico Ademar Braga acabou demitido.
Em 2011, o Corinthians não conseguiu se classificar sequer para a fase de grupo da Copa Libertadores, já que empatou sem gols contra o Deportes Tolima no Pacaembu e perdeu por 2 a 0 na Colômbia. O Palmeiras, por sua vez, venceu o Mirassol por 1 a 0 e assumiu a liderança isolada do Campeonato Paulista. Neste domingo, o Verdão tenta manter a boa fase e o Timão, diminuir a crise.
Depois de disputar sua primeira Libertadores em 1977, o Corinthians voltou ao torneio continental apenas em 1991. Em casa, o Boca Juniors ganhou por 3 a 1. No Morumbi, o zagueiro Guinei voltou a falhar e o empate por 1 a 1 custou a eliminação do time brasileiro nas oitavas de final. No dia 27 de abril, o Timão voltou a campo com derrota por 2 a 0 frente ao Atlético-MG, pelo Brasileiro, no Mineirão.
Em 1996, o Corinthians bateu seu próprio recorde no torneio continental e alcançou as quartas de final. Diante do Grêmio, então defensor do título, o Timão perdeu por 3 a 0 em pleno Pacaembu e venceu por 1 a 0 no Olímpico. No jogo seguinte, contra o Mogi Mirim, pelo Campeonato Paulista, apenas 1.050 pessoas foram ao Pacaembu para ver o empate sem gols arbitrado por Edilson Pereira de Carvalho, no dia 26 de maio.
Nos anos de 1999 e 2000, o Corinthians foi eliminado pelo Palmeiras nos pênaltis de forma dramática. Na primeira vez, após Vampeta e Dinei desperdiçarem suas cobranças nas quartas, o Timão venceu a Portuguesa Santista por 2 a 0 na Vila Belmiro, pelo Paulistão, no dia 15 de maio. No ano seguinte, quando Marcelinho foi o vilão na semi, o Alvinegro empatou por 2 a 2 em amistoso contra o PSG, em Paris, no dia 22 de julho.
Algoz do Corinthians em 2006, o River Plate já havia eliminado os brasileiros em 2003 com triunfos por 2 a 1 em Buenos Aires e em São Paulo. No segundo confronto, disputado no Morumbi, 66.666 pessoas acompanharam das arquibancadas a expulsão do lateral Roger. No dia 18 de maio, data do jogo seguinte, o Timão empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro, pelo Brasileiro, no Mineirão.
Neste domingo, o Corinthians tenta repetir o que fez em 2010 após cair na Copa Libertadores. Eliminado em funlção de uma insuficiente vitória por 2 a 1 diante do Flamengo no Pacaembu, o Timão bateu o Atlético-PR por 2 a 1, com direito a gol de Ronaldo, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 9 de maio. Na sequência, a equipe embalou, assumiu a liderança do torneio nacional e o técnico Mano Menezes acabou na seleção.
Nos oito jogos que fez depois de cair na Copa Libertadores, o Corinthians acumula duas vitórias, quatro empates e duas derrotas, o que perfaz um aproveitamento inferior a 50%.