Atual campeão mato-grossense, o Cuiabá agora esta ficado na participação amistosa na Copa Federação Mato-grossense de Futebol (FMF). O torneio valerá vaga na Copa do Brasil, porém, o clube já tem a participação assegurada. Sem passar da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C deste ano, ficando apenas na sexta colocação da Chave A, com 23 pontos somados em 18 jogos disputados, o ‘Dourado’ usará o torneio seletivo para observar alguns jovens jogadores, visando a montagem do elenco para a próxima temporada, que começará com a disputa do Campeonato Estadual de 2018, Copa do Brasil, Copa Verde.
Já sem nada para disputar até o mês de dezembro, o elenco profissional será liberado. A diretoria do clube agora sob presidência de Alessandro Dresch, com a ida de Aron Dresch à presidência da FMF, ainda não sabe o que fazer. Muitos dos jogadores que disputaram a Série C já estão no clube há duas temporadas como é o caso do goleiro Henal, que teve em seu colega de posição Douglas Dias um concorrente à altura pela titularidade da camisa 1.
A situação do técnico Moacir Júnior também é indefinida. Chegou no Cuiabá com a difícil missão de salvar a equipe do risco de rebaixamento à Terceira Divisão do Nacional do próximo ano e ao mesmo tempo tentar uma possível classificação ao mata-mata, meta que não foi alcançada pelo sexto ano consecutivo. Pela avaliação inicial, Júnior conseguiu cumprir parte da missão ao manter o time na Série C do próximo ano.
Como ocorreu com Roberto Fonseca entre a temporada 2016 e 2017, é possível que Moacir Júnior possa voltar para a próxima temporada e dar sequência ao trabalho iniciado na metade do ano. Funcionário do clube, o técnico Eduardo Henrique é o responsável em tocar o trabalho no Centro de Treinamento do ‘Dourado’ até dezembro.