Após “batalhas” no meio de semana, Inter e Avaí se enfrentam pelo Brasileiro Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS). O meio de semana foi extremamente desgastante para Internacional e Avaí. Enquanto o Colorado disputou uma vaga nas quartas de final da Libertadores com o Atlético-MG, a equipe catarinense realizou um clássico decisivo com o Figueirense pela Copa do Brasil. Neste domingo, porém, os dois clubes deixam o mata-mata de lado e voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O encontro entre ambos será às 18h30, horário de Brasília, no Estádio Beira-Rio.
As duas equipes chegam com moral e motivação bem distintos para o confronto. O Colorado, após eliminar o Galo com uma bela vitória por 3 a 1, está em alta, mas utilizará reservas. Já a equipe catarinense acabou eliminada da Copa do Brasil por seu maior rival, e agora trata o Campeonato Brasileiro como prioridade absoluta.
A utilização de reservas pelo Inter se explica não apenas pelo jogo diante dos mineiros, mas pelo compromisso da próxima semana. Pelas quartas de final, o Colorado encara o Santa Fe, na quarta-feira, e o primeiro jogo será em Bogotá. Desta forma, a necessidade manda o técnico Diego Aguirre poupar titulares, já que um de seus preceitos no rodízio de atletas implantado dentro do Inter é ter sempre todo mundo 100% fisicamente em campo.
Assim, o Colorado terá em campo uma equipe parecida com a que levou 3 a 0 do Atlético-PR na estreia do Brasileirão. Além dos 11 jogadores que mais atuam como titulares, seus principais reservas imediatos também não jogarão. Isso tira nomes como D’Alessandro, Valdívia, Nilmar, Lisandro López e Aránguiz inclusive da concentração para o jogo deste domingo.
A novidade para este duelo será o aproveitamento do argentino Martín Luque. Perto de acertar sua ida ao Sport, o meia receberá uma possível última chance de provar que pode continuar no plantel colorado para o restante da temporada. Alex, poupado da partida diante do Furacão na semana passada, também deve iniciar a partida desta vez. Vitinho, de atuação apagadíssima em Curitiba, fica de fora.
A derrota por 2 a 0 para o Figueirense, que eliminou o Avaí da Copa do Brasil, foi cheia de incidentes: torcedores queimaram cadeiras do Estádio Orlando Scarpelli, o volante Eduardo Costa e o técnico do Figueira Argel Fucks se agrediram e o meia Marquinhos disparou contra o árbitro Célio Amorim, chamando-o de “mau caráter”.
Deixando o clássico para trás e pensando agora exclusivamente no Brasileiro, o time catarinense não acredita que o fato de o Inter colocar time suplente signifique menos dificuldades para a partida em Porto Alegre. “Quem entrar do lado deles vai fazer o melhor, o que pode deixar o jogo ainda mais difícil. Eles têm uma grande equipe”, projeta o zagueiro Emerson.
Na estreia pela principal competição do país, o Avaí mostrou bom futebol e empatou com o Santos em 1 a 1 na Ressacada. A tendência é que a escalação posta em campo no Beira-Rio seja a mesma dos dois últimos jogos da equipe azul.