A atleta mutuense Ana Tiemi Takagui recebeu esta semana a notícia de que foi uma das pré-convocadas para a Seleção Brasileira de Vôlei, para disputar o Copa Pan-Americana, de 29 de junho a 7 de julho, em Porto Rico. As férias na casa dos pais em Nova Mutum, que deveriam estender-se até o final de maio, serão interrompidas já na próxima semana. A ordem agora é se preparar, já que serão convocadas apenas duas levantadoras e Ana disputa vaga com Dani Lins, Carol e Marceli.
De acordo com o técnico da seleção brasileira feminina adulta, José Roberto Guimarães, a Copa Pan-Americana junto com a Montreux Volley Masters e o Torneio de Courmayeur serão uma espécie de laboratório para formar a base do grupo que disputará o Grand Prix e o Campeonato Mundial, no segundo semestre. “É importante frisar que a seleção não está fechada e que as jogadoras inscritas na Copa Pan-Americana podem ser ou não convocadas”, diz Zé Roberto.
De Nova Mutum Ana Tiemi segue para Belo Horizonte, onde é contratada pelo Fiat/Minas, intensificando os preparativos físicos. Depois disso, ela segue para o Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema, no Rio de Janeiro, onde vai treinar com as demais inscritas e finalmente saber se será uma das 12 convocadas. “Estou muito feliz porque o Zé Roberto lembrou de mim. Sei que será difícil, pois as outras levantadoras têm mais experiência, mas vou dar tudo de mim”, falou.
A atleta mutuense tem 18 anos e é dona de um currículo invejável. Entre as competições internacionais das quais já participou, a conquista mais recente foi o pentacampeonato de vôlei da categoria feminina juvenil em Ancara, na Turquia no ano passado. Ana Tiemi, com um 1,87 m de altura, foi à capitã da seleção.