Seriamente ameaçado de rebaixamento à Quarta Divisão do futebol brasileiro, o Cuiabá tem uma difícil missão na tarde de hoje, às 16h (horário de MT), no estádio Presidente Vargas, ao desafiar o Fortaleza, hoje vice-líder da Chave A do Campeonato Brasileiro da Série C com 29 pontos somados. Penúltimo colocado do grupo com 15 pontos, o ‘Dourado” precisa da vitória para respirar um pouco mais contra o descenso, já que após o compromisso de hoje só faltará três partidas para o representante de Mato Grosso escapar de ser rebaixando de divisão.
O que mais preocupa é o retrospecto do time treinado por Luciano Dias em jogos disputados fora de casa. Ao longo desta primeira fase, o vice-campeão mato-grossense só conseguiu uma vitória como visitante, mesmo assim vencendo o lanterna Guarany de Sobral pelo placar apertado de 4 a 3. Além disso, o complicador é que o Fortaleza está embalado na Série C, não deixando o líder Luverdense abrir mais de três pontos de diferença pela disputa extra pela primeira colocação. Hoje, o time cearense é o vice-líder da chave com 29 pontos contra 32 do atual campeão mato-grossense.
Jogando diante de sua torcida, o Fortaleza deve levar mais de 30 mil torcedores. O objetivo é pressionar o Cuiabá e continuar no páreo pela primeira colocação do grupo.
Já sentindo a pressão em tirar a ‘corda do pescoço” do Cuiabá, Luciano Dias foi contundente nos trabalhos realizados durante a semana. Ele cobrou mais atitude por parte de seus comandados, que não foram bem na derrota de 1 a 0 para o Santa Cruz na rodada passada.
Pela primeira vez desde que assumiu o time, Dias contará com todos os atletas à sua disposição com o retorno do volante César Romero. Em busca da melhor formação para mandar a campo, o treinador tende a mexer pouco na formação do time, visando o entrosamento.
Diante da instabilidade técnico do Cuiabá na Série C, a cobrança começa a pesar para os mais experientes. Luciano Dias tem pedido a jogadores como o goleiro Gatti, zagueiro Lombardi, volantes Bogé, César Romero e o meia atacante Fernando a chamarem a responsabilidade para si.
Mesmo diante da boa campanha do adversário, o Cuiabá crê que é possível arrancar ponto jogando na capital cearense. Até uma igualdade é encarada como um ‘bom” resultado, uma vez que a equipe cuiabana fará duas partidas seguidas no estádio Dutrinha, na capital mato-grossense. O primeiro está marcado para o próximo domingo, dia 14, diante do Paysandu. O segundo e último será contra o Icasa no dia 21. A equipe fecha participação na primeira fase contra o Salgueiro fora.
O técnico do Fortaleza, Vica, está animado com a boa fase na Série C do Campeonato Brasileiro. O treinador comemora a invencibilidade do Tricolor no Grupo A. “Não perdemos há 12 jogos, desde a segunda rodada com a chegada do Vica. O trabalho vem sendo bem feito tanto pela comissão técnica, como pela diretoria. Temos que seguir neste rumo”, comentou ele.
Com tal invencibilidade, o Fortaleza já superou a marca de 1995, quando ficou 11 jogos invicto. Agora, a ideia é bater o recorde do clube. Em 1973, o leão do Pici também ficou 12 jogos sem perder. O próximo desafio é nesta tarde, em casa, contra o Cuiabá, pela 15ª rodada.
“Mais do que a invencibilidade, queremos a liderança do grupo. Respeitamos os adversários, mas temos que defender o nosso lado. Vamos jogar em casa, com o apoio da torcida e queremos pontuar‘, completou Vica.
O Tricolor cearense ocupa a vice-liderança do Grupo A, com 29 pontos – três a menos que o líder Luverdense. O técnico também aposta na força do torcedor. ‘O torcedor só nos dá alegria e temos que retribuir. Tenho gostado do desempenho do grupo, mas temos que manter este equilíbrio‘, disse o comandante.