"Estamos iniciando uma nova era no futebol de Mato Grosso". A frase do presidente do Luverdense, Helmute Lawisch, traça dos rumos da recém criada Associação Mato-grossense dos Clubes de Futebol Profissional (Amafut). Ao lançar uma campanha de promoção do Estadual/2013, na noite da última quinta- feira, na OAB, em Cuiabá, Helmute voltou a cobrar a união dos clubes, empresários e do poder público, para reconduzir o futebol regional à elite nacional. "Precisamos pensar grande, sonhar alto mesmo, com outros níveis e não mais as Séries C e D", disse, para em seguida comentar as campanhas dos representantes do Estado nas competições nacionais este ano. "Nossos representantes (Mixto, Cuiabá e Luverdense) estiveram muito perto do acesso. O Luverdense e o Mixto especificamente, ficaram a 90 minutos do acesso. O Luverdense perdeu a vaga para a Chapecoense, o Mixto para o Sampaio Corrêa-MA", lembrou.
Helmute disse acreditar que num curto espaço de tempo, as novas gerações já poderão reverter o quadro atual das ar- quibancadas referindo-se ao fenômeno dos jovens de Mato Grosso que preferem torcem por clubes de outros estados.
"Sei que ainda vamos ver as crianças de Mato Grosso torcendo pelos nossos clubes locais, e isso começa com a melhora do posicionamento dos times e da federação no ranking da CBF", disse, prevendo o ranking que seria divulgado no dia seguinte. Por fim, Helmute defendeu a união entre os dirigentes, a começar pela Amafut. "Hoje criamos uma associação, amanhã seremos mais fortes para contribuir com o desenvolvimento e a modernização do futebol mato-grossense", concluiu.