A jovem Heloísa Grabner, de 14 anos, aluna do projeto Elo – Escola de Equitação – da Cavalaria da Polícia Militar de Nova Mutum, conquistou uma medalha de bronze na Copa do Brasil de Hipismo, realizada em São Paulo. Ela é a primeira representante do projeto mato-grossense a conseguir um resultado expressivo a nível nacional.
A competição foi realizada, entre 11 a 15 desse mês, na Sociedade Hípica Paulista. Heloísa foi bronze na categoria aspirante. A Copa do Brasil de Hipismo é uma das mais importantes competições desse esporte no país, que é válida para o ranking da Confederação Brasileira de Hipismo.
O evento reuniu a elite do esporte com os melhores cavaleiros e amazonas brasileiros de diversas categorias. Também participaram da competição o comandante da Cavalaria de Nova Mutum, tenente-coronel Robson Fernandes da Silva, e a aluna Beatriz Sessi.
Para Heloísa, lidar com a pressão psicológica e a adaptação ao ambiente foram os grandes desafios durante a competição. “Participar de um evento de grande porte, como a Copa do Brasil de Hipismo, trouxe desafios significativos, especialmente para uma atleta jovem como eu. Ter uma boa preparação física e técnica foi fundamental para lidar com a pressão psicológica, devido ao alto nível dos competidores, e a adaptação ao ambiente, diferente daquela onde estou acostumada a treinar. Considero essa experiência incrível e acredito que posso servir de inspiração para outros jovens atletas que sonham em alcançar excelência no esporte”, ressaltou Heloísa, através da assessoria da corporação.
O tenente-coronel Fernandes explica que o projeto existe há pouco mais de um ano e que Heloísa logo se mostrou apta a participar de uma competição nacional, em virtude de seus expressivos resultados em disputas estaduais, ao longo de 2024. “A conquista da Heloísa reforça o talento, a dedicação e a coloca como uma das grandes promessas da modalidade. O hipismo, apesar de ser um esporte de elite, é oferecido gratuitamente no projeto Elo. Com isso, conseguimos aproximar bastante jovens para o rumo do esporte”, destacou o comandante.