O espanhol Fernando Alonso, da Renault, venceu no sufoco neste domingo o Grande Prêmio de San Marino, quarta etapa da temporada 2005 do Mundial de Fórmula 1. ele precisou segurar o forte assédio do heptacampeão mundial, o alemão Michael Schumacher, da Ferrari, que ficou com o segundo lugar. O inglês Jenson Button, da BAR, completou o pódio.
Schumacher fez uma prova de recuperação e, após ter largado na 13ª colocação, encostou no líder Alonso restando 11 voltas para o final da corrida. Ele pressionou bastante o espanhol, fazendo um fim de prova muito emocionante.
O finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, que largou na pole position, decepcionou ao abandonar logo na nona volta com um problema no câmbio. Dez voltas depois foi a vez do brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari, deixar a prova com pane no sistema elétrico.
Completaram a zona de pontuação o austríaco Alexander Wurz (McLaren), em quarto; o japonês Takuma Sato (BAR), em quinto; o canadense Jacques Villeneuve (Sauber), em sexto; o italiano Jarno Trulli (Toyota), em sétimo; e o alemão Ralf Schumacher (Toyota), em oitavo.
O brasileiro Felipe Massa, da Sauber, que teve de trocar a asa dianteira de seu carro após um toque com David Coulthard, da Red Bull, foi o 12º colocado, a uma volta do vencedor.
Alonso segue na ponta do Mundial de Pilotos, com 36 pontos conquistados. Ele venceu três das quatro etapas disputadas até agora na temporada.