O espanhol Fernando Alonso venceu o Grande Prêmio de Cingapura na manhã deste domingo. Desta forma, o piloto da Ferrari se aproximou de Mark Webber, que terminou em terceiro e manteve a liderança do Mundial. Companheiro do australiano na Red Bull, o alemão Sebastian Vettel chegou em segundo.
A quatro provas do final, Webber contabiliza 202 pontos ganhos e tem 11 de vantagem sobre Alonso. Lewis Hamilton, da McLaren, deixou a prova após um toque com o australiano da Red Bull, mas permanece em terceiro lugar na tabela de classificação com 182 pontos. A próxima corrida será realizada no Japão, no dia 10 de outubro.
Bicampeão mundial nas temporadas de 2005 e 2006 com a Renault, Alonso subiu ao pódio pela 60ª vez em 155 corridas. Ele contabiliza 25 vitórias, quatro nesta temporada. Na Ferrari, triunfou duas vezes seguidas pela primeira vez, já que no Grande Prêmio da Itália também transformou a pole position em primeiro lugar.
Fernando Alonso defendeu a ponta de Vettel na largada e contou com um erro de estratégia da Red Bull para não correr riscos durante a parada para troca de pneus. Já Webber soube como aproveitar a entrada do safety car logo terceira volta e completou o pódio.
Entre os pilotos brasileiros, o melhor foi o veterano Rubens Barrichello, sexto lugar com a Williams. Já o ferrarista Felipe Massa terminou a prova na 10ª posição. Nas equipes novatas, Bruno Senna, da Hispania, não completou e Lucas Di Grassi ficou em último com a Virgin.
A prova – De forma arrojada, Alonso jogou sua Ferrari para cima da Red Bull do alemão Sebastian Vettel e defendeu a primeira colocação na largada. Os ingleses Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos da McLaren, também mantiveram suas posições. Assim como o australiano Mark Webber.
Em seu recorde na temporada de 2010, o brasileiro Rubens Barrichello colocou a Williams na sexta colocação do grid, mas o veterano caiu para a oitavo após ser ultrapassado pela Mercedes do alemão Nico Rosberg e pela Renault do polonês Robert Kubica.
Com um problema no câmbio no treino classificatório, Felipe Massa ficou sem tempo e largou em último. Assim, o ferrarista decidiu começar com pneus macios e parou para fazer a troca obrigatória logo na segunda volta. No giro seguinte, o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, provocou a entrada do safety car.
A presença do carro de segurança favoreceu ao brasileiro, que pulou para a 15ª colocação. Diante da situação, Mark Webber foi o primeiro do pelotão de frente a visitar os boxes e também multiplicou suas chances. Após a relargada, Alonso pisou fundo na liderança e abriu cada vez mais vantagem sobre Vettel.
O pelotão de frente não registrou mudanças de posição até metade das 61 voltas da prova. Com o pit stop já feito, Webber partiu para cima dos adversários pensando em aproveitar a parada dos demais concorrentes para se aproximar das primeiras colocações.
Fernando Alonso resolveu entrar nos boxes na 29ª volta. Em um erro de estratégia, Vettel veio atrás do espanhol. Após o trabalho dos mecânicos para a troca de pneus, ambos voltaram à pista na mesma ordem. Para completar, o carro do alemão ainda engasgou na saída.
Após a série de parada dos líderes, Webber viu sua estratégia funcionar e pulou para o terceiro lugar. Na 32ª volta, o brasileiro Bruno Senna e o japonês Kamui Kobayashi se envolveram em um acidente. Desta forma, ambos provocaram uma nova entrada do safety car.
Na relargada, Lewis Hamilton tentou ultrapassar Mark Webber por fora numa curva. Os dois carros se tocaram e o australiano defendeu sua posição. Com sua McLaren avariada, o piloto britânico foi obrigado a deixar a prova. Irritado, ele jogou o volante para fora antes de sair.
Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Mark Webber mantiveram suas respectivas posições até o final da corrida. Com os pneus desgastados, Massa perdeu potencial no final e terminou 10º. Já Rubens Barrichello encerrou a prova no sexto lugar, o mesmo em que largou.
Nos instantes finais da prova em Cingapura, Heikki Kovalainen passou por apuros. Após um incidente, a parte traseira da Lotus do finlandês começou a pegar fogo. O piloto estacionou o carro, recebeu um extintor de incêndio dos fiscais ao descer e tratou de controlar a situação.