Os brasileiros Alison e Bruno Schmidt não tiveram vida fácil, mas conseguiram despachar os holandeses Robert Meeuwsen e Alexander Brouwer. Com uma grande vitória por 2 sets a 1, com parciais de 21/17, 20/22 e 16/14, a dupla brasileira garantiu vaga na grande final do vôlei de praia masculino no Rio 2016.
O primeiro set começou muito equilibrado, com a parcial chegando a ficar 6 a 6. Quando os brasileiros mantiveram a calma na Arena de Vôlei de Praia, chegaram a abrir 14 a 10. Com Bruno Schmidt acertando as bolas em diagonal, a dupla brasileira inflamou a Arena ao fechar em 21 a 17, em 20 minutos jogados.
O segundo set voltou com muito equilíbrio. Com a parcial chegando a ficar empatada em 7 a 7, a dupla brasileira voltou a se impor e, com Alison chamando a torcida a cada ponto marcado, passaram à frente do marcador. A parcial voltou a ficar disputada, e aí os brasileiros contaram com três erros dos holandeses para voltar a dominar a partida. Desperdiçando três matchpoints, a dupla brasileira caiu em três pontos de bloqueio, e acabaram derrotados por 23 a 21.
No set decisivo, brilhou a estrela do experiente Alison. Com um erro de saque, os holandeses permitiram com que o Brasil passasse à frente e, com um belo bloqueio do Mamute, a dupla voltou a ampliar a vantagem. Com dez pontos de Alison, o Brasil conseguiu fechar em 16 a 14.
Essa será a segunda final olímpica de Alison Cerutti. Em Londres 2012, ao lado de Emanuel, o atleta de 30 anos perdeu para os alemães Julius Brink e Jonas Reckermann e faturou a medalha de prata.
Agora a dupla brasileira aguarda para descobrir seus adversários na final. A dupla italiana Paolo Nicolai e Daniele Lupo enfrenta os russos Konstantin Semenov e Viacheslav Krasilinikov. A grande decisão do vôlei de praia acontece nesta quinta-feira, 18/08, às 23h59 (de Brasília).