A primeira vitória do ano aconteceu, mas os problemas continuam “perseguindo” o Corinthians. Assim como aconteceu na estréia do Campeonato Paulista, o time do Parque São Jorge enfrenta o São Bento, às 16h, neste domingo, em Sorocaba, com problema de lesão na equipe titular e mais confusões nos bastidores.
Na última sexta-feira, além de perder o atacante Amoroso com uma inflamação no tendão de aquiles do pé esquerdo, o Corinthians foi condenado na Fifa a pagar oito milhões de euros ao Lyon pela transação com Nilmar (o time vai recorrer) e revelou que não podia escalar o boliviano Arce por ainda não ter pagado o Oriente Petrolero – a dívida foi quitada no final da tarde daquele dia.
Os seguidos problemas, principalmente do caso Nilmar, fizeram com que o técnico Emerson Leão perdesse a paciência: “Eu não quero mais falar de problemas. Meu negócio é futebol, campo. Essas coisas eu vou deixar para a diretoria resolver”.
Mas no campo Leão também tem problemas. A ausência de Amoroso foi a quarta baixa desde que ele começou a desenhar a “equipe ideal” na pré-temporada em Jarinu. Os desfalques, aliás, começaram logo no primeiro coletivo, quando o lateral-direito Eduardo Ratinho sentiu um desconforto muscular na coxa esquerda.
No mesmo dia, ele perdeu Nilmar, que estava escalado entre os titulares, em virtude do imbróglio (agora o atacante tem de retomar a forma para voltar aos gramados). Na semana seguinte, já na capital, Gustavo Nery abandonou o clube para negociar uma transferência, possivelmente para a Europa.
A seqüência de problemas no ataque, por sinal, abriu espaço para uma dupla de recém-contratados ganhar chance como titular. Christian e Jaílson (titular também na vitória sobre a Ponte Preta) eram apenas opções no banco de reservas inicialmente. Contra o São Bento serão os “donos” do setor ofensivo alvinegro.
“Eu gosto que seja assim, chegar quieto, mostrar o trabalho aos poucos e depois me firmar. Sou muito pacato com relação a isso, e estou curtindo muito essa chance”, comentou o atacante Christian, substituto do lesionado Amoroso, que ainda não tem previsão de retorno aos gramados.
“Eu acredito que o problema do Amoroso seja grave. Ele tem uma dor no tendão e só vai voltar quando não reclamar mais”, sentenciou o técnico do Corinthians. Com o substituto de Amoroso definido, Leão vai manter o restante da equipe titular, com Rosinei na ala direita, Edson na esquerda e Elton no meio-de-campo.
Do lado do São Bento, o ex-volante alvinegro e agora técnico Freddy Rincon não deve mudar a equipe que perdeu por 4 a 2 para o Noroeste na primeira rodada.
São Bento
Rafael; Baumgarten, Rogério, Fábio Lima e Vanderson; Everton, Thiago Almeida, Ferdinando e Michel; Roberto Santos e Washington
Técnico: Freddy Rincon
Corinthians
Marcelo; Rosinei, Marinho, Betão e Edson; Marcelo Mattos, Magrão, Elton e Roger; Christian e Jaílson
Técnico: Emerson Leão
Data: 21/01/2007 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Árbitro: Élcio Paschoal Borborema
Auxiliares: Dante Mesquita Junior e Alexandre Pivoto Camargo