PUBLICIDADE

Agecopa diz que Fifa não definiu sedes da Copa das Confederações

PUBLICIDADE

O diretor de infra-estrutura da Agecopa, Carlos Brito, afirmou que a lista divulgada pela Rede Globo, excluindo Cuiabá da Copa das Confederações em 2013 não é verdadeira. A declaração foi feita durante vista dos membros do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, a obra da Arena Pantanal, na manhã de terça-feira.

"A FIFA estranhou a notícia veiculada na semana passada, dando conta de uma lista antecipada das cinco sedes escolhidas para a Copa das Confederações e desmentiu. Tanto é que a vinda do Charles Botta (consultor da Fifa) à Cuiabá é exatamente para ver de perto o estado adiantado da obra da Arena, que está sim dentro do cronograma previsto, e, portanto, Cuiabá ainda tem plenas chances de receber a Copa das Confederações em 2013. A Obra será concluída em dezembro de 2012", garantiu Carlos Brito.

Na semana passada o "Jornal nacional" da Rede Globo, divulgou em forma de nota, que a Fifa já tinha escolhido as cidades sedes da Copa das COnfederações,e citou: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.

De acordo com a Fifa o anúncio oficial das cidades sedes da Copa das Confederações será feito no dia 29 de julho, no Rio de Janeiro, durante o sorteio preliminar das Eliminatórias 2014.

Além do suíço Charles Botta, consultor da FIFA, o arquiteto brasileiro Carlos de La Corte também acompanhou a vistoria feita no dia 16 de maio. Os integrantes do COL viram de perto a instalação dos pilares e já de algumas lajes, de dois dos cinco andares do estádio que terá 35m de altura e visitaram a fábrica de pré-moldados, montada anexa ao canteiro de obras.

Obra
A fase de montagem da Arena Pantanal está em ritmo acelerado. Encerradas as fundações, que levou exatamente seis meses, a Agecopa iniciou a instalação dos primeiros pilares e lajes do estádio. A previsão da Agecopa é que em maio, ou mais tardar junho de 2012, a etapa de montagem esteja concluída.

A instalação da fábrica e pré-moldados no próprio canteiro de obras agilizou o processo de montagem das peças de concreto da Arena, que está sendo erguida, utilizando o mesmo sistema adotado no Estádio Olímpico João Havelange o Engenhão, no Rio de Janeiro. São lajes pré-tendidas, sustentadas por cabos de aço. Os muros de arrimo e gabião, instalados para conter possíveis deslizamentos, bem como a drenagem – parte mais complicada da obra, já foram concluídos. A terraplanagem da área do gramado do campo de jogo está em pleno andamento, e, a tendência é que a cada mês, várias frentes simultâneas da obra aumentem o ritmo gradativamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE