O atletismo africano continua imbatível quando o assunto é a disputa da maratona dos Jogos Olímpicos. Neste domingo, três representantes do continente formaram o pódio de Londres-2012, com vitória para Stephen Kiprotich, de Uganda, com 2h08min01. Na sequência, vieram dois quenianos: Abel Kirui e Wilson Kipsang Kiprotich.
O melhor brasileiro na prova foi Marilson Gomes dos Santos, pouco atrás dos vencedores, na quinta colocação, com 2h11min10. Outros representantes nacionais também apresentaram desempenho respeitável. Paulo Roberto Santos foi o oitavo (2h12min17), enquanto Franck Caldeira cruzou em 13º (2h13min35).
Donos de um ritmo superior em relação aos adversários, os africanos vieram com a mesma tática até o 36º quilômetro da maratona. A partir daí, Stephen Kiprotich aumentou sua velocidade e começou a abrir vantagem.
O Brasil chegou a liderar no início da maratona. Franck Caldeira passou a marca de 10 quilômetros na primeira colocação, em uma tática arriscada, só que não conseguiu manter o ritmo.
Já Marilson Gomes dos Santos, principal esperança do País, optou por uma prova conservadora. Ele começou a subir de posição depois do décimo quilômetro e chegou a ficar em quarto. No entanto, perdeu rendimento no fim e acabou ultrapassado pelo norte-americano Mebrahtom Keflezighi pouco antes da chegada.